O que é uma procuração?
Como é feita uma procuração?
Procuração ou mandato, é o ato pelo qual o interessado (outorgante) nomeia alguém de sua plena confiança no caso o procurador, para praticar determinados atos em seu nome essa procuração podendo ter prazo ou não de validade conforme a vontade do outorgante e baseado na confiança e pode ser revogado a qualquer momento pelo interessado (outorgante).
Comparecendo no cartório o interessado em mãos com CPF e RG, conversa com o atendente (escrevente) que deseja nomear alguém de sua confiança para prática de determinados atos em seu nome – o procurador pratica os atos pelo outorgante, é como se o próprio outorgante tivesse praticando os atos, por isso é fundamental que seja uma pessoa da mais absoluta confiança do outorgante e no casa alguém da família.
Publicidade
Tipos de procuração mais usados?
- Procuração Previdenciária: para autorizar que alguém da confiança receba aposentadoria ou pensões por ele;
- Procuração para movimentar Contas Bancárias;
- Procurações para qualquer outros atos da Vida Civil (somente para atos lícitos ou não proibidos por lei);
- Procuração para Administrar Bens;
- Procuração Ad-judicia: é aquela dada aos advogados para que estes representem o interessado em juízo (mover ações, defender em ações, fazer acordos, celebrar contratos, etc.);
- Procuração para Venda e Compra de Imóveis;
- Procuração para Matrícula em Cursos e Concursos;
- Procuração para Venda de Automóveis;
O que é necessário para fazer uma procuração?
- Menor de idade de até 15 anos, deve comparecer o responsável mãe, pai, avos com documentos e o mesmo não precisa comparecer.
- O interessado deve estar com seus documentos originais CPF, RG, CNH e Fotos.
- Se menor de idade entre 16 ou 17 anos, deve comparecer acompanhado de seus pais ou 01 deles para assisti-lo, estando m mãos todos com seus documentos originais cabíveis.
- Trazer a qualificação completa do procurador: nacionalidade, nome completo, profissão, estado civil, endereço completo com CPF E RG.
O que é uma Revogação de Procuração
- É a forma de anular a validade de uma procuração feita anterior, por ser de confiança o outorgante a qualquer momento pode anular a validade que o procurador vem exercendo em cima de seu nome e assim deixar de exercer funções como se fosse o mesmo.. Veja como é feito!!
É feito?
- O mesmo outorgante tem que comparecer com CPF, RG em punho no cartório onde fez o registro que nomeou o procurador dizendo que quer anular está procuração anterior tirando sua validade e assim revogando o direito que o procurador tinha.. Veja o que é necessário levar em mãos!
É necessário levar?
- Documentação CPF, RG CNH todos contendo fotos originais.
- Levar a procuração que foi feita anterior.