CARTÓRIO EM,:

RECONHECIMENTO DE FIRMAS

O que é reconhecer firma e documentos necessários?

Os tipos de reconhecimento de assinatura/firma?

1 – Por Semelhança reconhecimento de firma:

O reconhecimento de firma é a forma de confirmar que aquela assinatura contida em um determinado documento é realmente da mesma pessoa contida no mesmo. Esse procedimento é feito em cartório de notas, tabelião, registrador e na internet existe este serviço de reconhecimento de firma online ou reconhecimento de assinatura online.
Sendo a comum em todo cartório basta que o solicitado tenho ficha aberta no cartório, tabelião de notas que no caso é o registrado de assinatura e assim para que o reconhecimento seja aprovado o funcionário do cartório compara sua assinatura em um livro no qual chama arquivo de assinatura, que é a ficha de firma. Esse processo é feito grafotécnico (O exame pelo grafotécnico de uma assinatura, determinando ser ela falsa ou verdadeira) e se ele achar que confere sua assinatura será colocado um selo de autenticidade de assinatura e assinado pelo responsável pelo serviço de reconhecimento de firma.

Publicidade

2 – Por Autenticidade reconhecimento de firma:

É o mais garantido no caso de maior segurança para verificação de documento de transferência de veículos no nome da pessoa que está efetuando a transação de venda de veículos, contratos de gaveta, confiança, avais, títulos de crédito, vendas de terreno no qual existe somente o contrato de gaveta. Para este serviço é exigido o CPF e RG originais e comprovar pessoalmente assinando na frente do intermediário que é o funcionário do cartório/tabelião onde existe sua ficha de firma. Todo o processo tem que ser feito pessoalmente e por final assinar termo em um livro no qual irá comprovar que ele esteve pessoalmente naquele dia e fez todo procedimento sobre aquela negociação.

Documentos necessários?

E necessário ter em mãos CPF e RG isso tanto para o reconhecimento de firma e também para abrir firma da sua assinatura..

ADOÇÃO PARA CRIANÇA ADOLESCENTE MAIOR

Como fazer uma adoção de criança e do adolescente

Uma adoção de criança e do adolescente com a Constituição Federal de 1988 que a “adoção será assistida pelo Poder Público, na forma da lei, que estabelecerá casos e condições de sua efetivação por parte de estrangeiros”, e que os “filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão as mesmas qualificações e direitos, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação” esta na lei.
Família substituta é feita mediante guarda, adoção ou tutela (artigo 28), e o adolescente ou a criança, sempre que possível, deverá ser previamente ouvido e a sua opinião devidamente considerada (artigo 28, § 1º). A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção (artigo 31) esta na lei.

Adoção de adolescente (entre doze e dezoito anos) e de criança (até doze anos) rege-se pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo vedada a adoção por procuração (artigo 39 e parágrafo único). O adotando deve contar com, no máximo, 18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes (artigo 40) esta na lei.

Maiores de 18 anos podem adotar, independentemente do estado civil, e o adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho que o adotando. Contudo, não podem adotar os ascendentes e irmãos do adotando (artigo 42, § 1º e § 3º, do ECA, combinado com os artigos 1.618 e 1.619 do Código Civil) esta na lei.

A adoção por ambos os companheiros ou cônjuges pode ser formalizada desde que um deles tenha completado 18 anos, comprovada a estabilidade da família (artigo 42, § 2º, do ECA, combinado com o artigo 1.618, parágrafo único, do Código Civil) esta na lei.

Muito discutida a possibilidade de adoção por homossexuais. A lei prevê expressamente somente a adoção por duas pessoas nas hipóteses de casamento e união estável concretizadas. Ressalte-se, contudo, que caberá ao Juiz da Vara da Infância e da Juventude a decisão após a apreciação do caso concreto esta na lei.

Divorciados e os judicialmente separados podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas, desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância da sociedade conjugal (artigo 42, § 4º). A adoção pode ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação da vontade, vier a falecer no curso do processo, antes de prolatada a sentença (artigo 42, § 5º) esta na lei.

Adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando; dispensa-se o consentimento em relação à criança ou adolescente cujos pais sejam desconhecidos ou tenham sido destituídos do pátrio poder. Em se tratando de maior de 12 anos de idade, é também necessário seu consentimento (artigo 45 e seus parágrafos) esta na lei.

Adoção para Maior de idade

Adoção de maior de idade sempre depende da concordância do adotado, nos termos do artigo 1.621. Quanto à necessidade de consentimento dos pais do adotado maior, a lei não faz tal exigência de forma expressa. A decisão confere ao adotado o sobrenome do adotante; contudo, o prenome do registrado maior não pode ser alterado (artigo 1.627) esta na lei.

Adoção de maiores é, em regra, averbada à margem do registro de nascimento nos termos do artigo 10, inciso III, do Código Civil, enquanto a sentença de adoção é inscrita mediante mandado, com o cancelamento do registro original (Lei 8.069/1990, artigo 47) esta na lei.

ANOTAÇÃO

Anotação é a referência feita a um ato posterior da vida civil registrado em outro livro, portanto, anotação consiste em uma singela remissão a um assento posterior relativo à pessoa natural referida no assento, como a anotação de um casamento à margem do assento de nascimento.
Sempre que o oficial fizer algum registro ou averbação, deverá, no prazo de cinco dias, anotá-los nos atos anteriores, com remissões recíprocas, se lançados na serventia, ou fará comunicação, com resumo do assento, ao oficial em cuja serventia estiverem os registros primitivos, obedecendo-se sempre à forma prescrita no artigo 98 da Lei de Registros Públicos. As comunicações serão feitas mediante cartas relacionadas em protocolo, anotando-se à margem ou sob o ato comunicado e ficarão arquivadas na serventia que as receber (Lei 6.015/1973, artigo 106 e parágrafo único).

Prazos para anotação

Sempre que o oficial fizer algum registro ou averbação, deverá, no prazo de cinco dias, anotá-los nos atos anteriores, com remissões recíprocas, se lançados na serventia, ou fará comunicação, com resumo do assento, ao oficial em cuja serventia estiverem os registros primitivos, obedecendo-se sempre à forma prescrita no artigo 98 da Lei de Registros Públicos.

Comunicação entre as serventias da anotação

As comunicações serão feitas mediante cartas relacionadas em protocolo, anotando-se à margem ou sob o ato comunicado e ficarão arquivadas na serventia que as receber (Lei 6.015/1973, artigo 106 e parágrafo único).

Intranet anotação

Segundo as Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo se for de outro estado pesquisar normais referente para cada estado, as comunicações serão feitas via “intranet”, se destinadas à Comarca do Estado de São Paulo, e mediante carta relacionada em protocolo, se endereçadas a outro Estado, anotando-se à margem ou sob o ato comunicado o número do protocolo; as comunicações provenientes de outro Estado ficarão arquivadas na Unidade de Serviço que as receber (Capítulo XVII, item 127.1).
Intranet é um sistema de comunicações online entre todas as serventias de Registro Civil do Estado de São Paulo que tem conferido maior agilidade e, principalmente, segurança ao mecanismo de anotações e comunicações.

Averbações no nascimento

I – Mediante requerimento do interessado

a) O Reconhecimento de filiação:

Averbação é o ato de anotar um fato jurídico que modifica ou cancela o conteúdo de um registro e é feita na sua margem direita já apropriada para este fim. A averbação sempre é feita por determinação judicial.
Quando do registro de nascimento só constar o nome do pai ou da mãe, posteriormente o nome do outro poderá ser incluído por averbação, feita mediante reconhecimento voluntário por escritura pública ou por instrumento particular com firma do(a) subscritor(a) reconhecida.

b) Alteração do sobrenome da mãe em virtude de casamento:

Quando por ocasião do registro de nascimento os pais não forem casados entre si e vierem a se casar depois e a mãe adotar o sobrenome do pai, a alteração poderá ser requerida diretamente ao Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais em que foi lavrado o assento de nascimento, a alteração do sobrenome materno mediante apresentação da certidão de casamento, cuja cópia autenticada será anexada ao pedido.

c) Alteração de nome até um (01) ano depois completada a maioridade:

Até 01 ano após a maioridade, o (a) interessado (a) poderá requerer junto ao próprio cartório onde foi registrado (a) a alteração de seu nome, o que significa, por exemplo, incluir sobrenome da mãe que não foi aposto no momento do registro, não podendo por esta forma mudar prenome e suprimir sobrenomes., exceto quando os pais são casados, dependendo de ação de retificação por via judicial. É necessário juntar ao requerimento cópia reprográfica autenticada da certidão de nascimento, devendo o requerimento estar com firma reconhecida.

Observação: Nos casos acima, embora o requerimento seja apresentado no próprio Cartório, a averbação solicitada só será feita após manifestação do representante do Ministério Público e autorização do Juiz de Direito Corregedor Permanente.

II – Averbações mediante a mandado expedido em processo judicial

No nascimento:

a) Seu cancelamento

b) Mudança de Prenome

c) Qualquer alteração de nome antes ou depois de 01 ano decorrida a maioridade

d) Destituição e suspensão de pátrio poder

e) Guarda e Tutela

f) Exclusão de maternidade ou paternidade.

g) Reconhecimento de paternidade ou maternidade em ação de investigação.

No Casamento:

a) Separação.

b) Divórcio.

c) Anulação e nulidade.

No óbito:

a) Cancelamento.

Nas Interdições:

a) Levantamento da interdição.

b) Mudança do local de internamento do interdito.

c) Substituição do(a) curador(a).

Nas Ausências:

a) Motivos que a cessaram.

b) Abertura da sucessão provisória.

c) Abertura da sucessão definitiva.

d) Substituição do Curador do Ausente.

Na Transcrição de nascimento de filho de brasileiro ocorrido no exterior

a) Reconhecimento de paternidade e maternidade feito em ação de investigação.

Na Transcrição de casamento de brasileiro (a) no exterior

a) Separação.

b) Divórcio.

c) Anulação ou nulidade.

Na Transcrição de óbito de brasileiro (a) no exterior

a) Cancelamento.

III – Restauração, suprimento ou retificação
Só poderão ser feitos a Mandado expedido em ação judicial. Serão lançadas na margem direita do respectivo assento.

Correção de Erro de Grafia:

Pode ser solicitada quando uma letra foi lançada no registro de forma diferente da constante no documento que lhe deu origem. Deverá ser apresentado requerimento do interessado para a correção junto ao Cartório do Registro Civil onde o registro foi lavrado, instruído com cópias autenticadas da certidão extraída do assento a ser corrigido e do documento que o originou. A correção será feita na margem direita do assento.

CERTIDÕES

É necessário para fazer uma certidão?

Os atos praticados pelo Oficial de Registro Civil, exceto o reconhecimento e firma e a autenticação de cópias, são todos feitos em livro próprio, que fica arquivado para sempre.
Assim, de todos os atos feitos no livro do Cartório de Registro Civil, se pode, a qualquer tempo, obter cópias fiéis , com a mesma validade dos originais, que são as certidões.
Certidão pode ser obtida por cópia reprográfica (xerox do livro), sendo fornecida na hora, ou pode ser datilografada, sendo fornecida em um prazo máximo de 5 dias úteis.

  • Número do Livro e da Página em que está o ato ou,
  • Cópia do ato do qual deseja uma certidão (certidão antiga) ou,
  • Nome completo das partes constantes no ato.

Segunda via das certidões

Em caso de extravio, furto ou perda de uma certidão poderá ser solicitada uma nova certidão que, dessa maneira, ficará valendo pela primeira. Os documentos necessários para obter segundas-vias são os mesmos apresentados quando solicitada a primeira certidão. A segunda-via deve ser requerida preferencialmente no mesmo cartório que expediu a primeira certidão, evidentemente se o interessado no documento novo tiver a possibilidade de se dirigir a essa serventia. Se não for possível a locomoção do usuário à serventia de registro, a expedição de segunda via de certidão dependerá de uma comunicação entre os cartórios. O valor a ser pago pela expedição de Segundas vias é determinado pelo Estado e é o mesmo independente do cartório onde houver o requerimento. Alguns cartórios oferecem a segunda via de forma gratuita aos reconhecidamente pobres.

COMO FAZER AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS

Autenticação de documentos é a forma de duplicar ou copiar um documento tirando um xerox do documento original e assim fica uma cópia autenticada recebendo o selo, carimbo e assinatura. Para isso é bom tirar o xerox presencial no tabelião cartório e no caso de levar uma cópia de outro estabelecimento, tem que ter em mãos os documentos originais para que seja conferido com o tabelião e assim se torna um documento com a mesma validade de um original. Agora que você já sabe como é feita, o que é, e necessário, veja o que é aceito e não aceito para este serviço:
Cópia de outra autenticada
Levar documentos originais
Documento não pode ter rasuras
Documento com sinais de correção, rastros de borracha, corretor, etc..
Documento tem que estar escrito com tinta
Não pode o ocumento estiver com espaços a completar
O papel não pode ser papel termico o mesmo usado em fax

COMO SE FAZ ABERTURA DE FIRMAS

Abertura de firma é feito no cartório tabelionato da sua cidade no qual é sua assinatura e fica registrado em cartório em um arquivo “livro”(fichamento de firma). No qual se faz o reconhecimento de firma, é necessário que a pessoa tenha feito, previamente ou na hora, a abertura de firma no cartório. Não tem prazo de validade, mas com o tempo sua assinatura pode mudar e caso haja imprevisto é necessário efetuar um nosso registro da sua nova assinatura.
O titular da assinatura deve levar no cartório seu CPF e RG não pode ser cópia e assim terá que assinar o formulário com seus dados completo e assim fica no sistema daquele tabelião e assim que for reconhecer firma por semelhança ou Autenticidade..

Os documentos exigidos são:

  • CPF e RG

Carteira de identidade (RG) pode ser substituído por estes:

  • CNH com foto
  • Carteira de Conselhos Profissionais (CREA, OAB, CRM, CRO, CRF)
  • RG da Aeronáutica, Exército e Marinha
  • Mulher casada, divorciada, separada que não atualizou o RG, tem que levar o Certidão de Casamento no qual consta seu nome.

CONSEGUIR NACIONALIDADE BRASILEIRA

Quem pode conseguir nacionalidade Brasileira?

Onde devemos fazer?

A Constituição Federal de 1988 atribui a nacionalidade brasileira ao nascido no exterior, filho de brasileiro que ali não esteja a serviço do país, desde que venha a residir no país e opte a qualquer tempo pela nacionalidade brasileira (artigo 12, inciso I, “c”).
A Lei de Registros Públicos dispõe que é competente para a inscrição da opção de nacionalidade a serventia da residência do optante, ou de seus pais. Se forem residentes no estrangeiro, far-se-á o registro no Distrito Federal (artigo 29, § 2º).Depois de atingida a maioridade, o interessado deverá manifestar a sua opção pela nacionalidade brasileira perante o Juízo Federal.

Nascidos antes de 07/05/1994 (Emenda Constitucional nº 3/1994):

Nascidos antes da Emenda Constitucional nº 3/1994 e registrados no Consulado anteriormente à data de edição da referida emenda são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer ato ou condição (item 9.1).

No caso de nascimento ocorrido antes ou depois da edição da Emenda Constitucional nº 3, de 7 de junho de 1994, registrado no Consulado ou Embaixada do Brasil posteriormente à data da promulgação da referida emenda, deverá constar do termo e das respectivas certidões que a condição da nacionalidade brasileira depende de opção a qualquer tempo perante a Justiça Federal (item 9.2).

Na hipótese de nascimento ocorrido antes ou depois da Emenda Constitucional nº. 3/1994, registrado em repartição estrangeira e legalizado, deverá constar do termo e das respectivas certidões que a condição de nacionalidade brasileira depende de opção a ser exercida a qualquer tempo perante a Justiça Federal (item 9.3).

ÓBITOS

DECLARAÇÃO DE ÓBITOS – FALECIMENTO

Serviço de Verificação de Óbitos

Existe a função de atestar o falecimento de uma pessoa perante aos órgãos competentes, mediante a uma declaração de óbito. O registro de óbito, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.534/1997).
A declaração do óbito deverá ser feita no Oficial de Registro Civil da circunscrição do local do óbito. O assento de óbito será lavrado pelo Oficial do Registro Civil, a vista do atestado médico, se houver no local, ou em caso contrário, mediante declaração de duas pessoas qualificadas que tiverem presenciado ou verificado a morte.
Nos locais onde houver o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), as declarações de óbitos serão prestadas junto a estes órgãos, sendo que se faz necessária à apresentação do competente atestado médico.

São obrigados a fazer a declaração de Óbito

  • A viúva, a respeito de seu marido, e de cada uma das pessoas indicadas no número antecedente;
  • O chefe de família, a respeito de sua mulher, filhos, hóspedes, agregados e fâmulos;
  • O filho, a respeito do pai ou da mãe; irmão, a respeito dos irmãos, e demais pessoas de casa, indicadas no Nº. 1;
  • O administrador, diretor ou gerente de qualquer estabelecimento público ou particular, a respeito dos que nele faleceram, salvo se estiver presente algum parente em grau acima indicado;
  • O parente mais próximo maior e presente;
  • Na falta de pessoa competente, nos termos dos números anteriores, a que tiver assistido aos últimos momentos do finado, o sacerdote, o médico ou vizinho que do falecimento tiver notícia;
  • A autoridade policial, a respeito de pessoas encontradas mortas.

Documentos Necessários para declaração de Óbito

O declarante terá que apresentar pelo menos um dos documentos do falecido, abaixo listados:

  • Número de Registro de Nascimento, com informação do livro, da folha e do termo;
  • Número de registro de Carteira de Identidade e respectivo órgão emissor;
  • Número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Número do Título de Eleitor;
  • Número de inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, se contribuinte individual;
  • Número de benefício previdenciário-NB, se a pessoa falecida for titular de qualquer benefício pago pelo INSS;
  • Número de inscrição do PIS/PASEP;
  • Número e série da Carteira de Trabalho.

DESAPARECIDO – AUSÊNCIA

DESAPARECIDO

AUSÊNCIA

Quando é registrada?

Morte Presumida

Ausência é o desaparecimento de uma pessoa sem que dela haja notícias, havendo incerteza quanto à sua morte.
É registrado quanto aos ausentes, a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva (Código Civil, artigo 6º), ou seja, após o decurso de dez anos da sentença de sucessão provisória (ou cinco anos das últimas notícias do maior de 80 anos).
Por outro lado, pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida ou se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra. A declaração da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento (Código Civil, artigo 7º).

Curador

Quando do desaparecendo uma pessoa do seu domicílio sem dela haver notícia, se não houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministério Público, declara a ausência, e nomeia curador. A ausência também é declarada quando o ausente deixa mandatário que não queira ou não possa exercer ou continuar o mandato, ou se os seus poderes forem insuficientes (Código Civil, artigos 22 e 23). O juiz, ao nomear o curador, fixa os poderes e obrigações, conforme as circunstâncias, observando, no que for aplicável, o disposto a respeito dos tutores e curadores. O cônjuge do ausente, sempre que não esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declaração da ausência, será o seu legítimo curador. Na sua falta, a curadoria dos bens incumbe aos pais ou aos descendentes do ausente, nesta ordem, não havendo impedimento que os iniba de exercer o cargo, precedendo os descendentes mais próximos aos mais remotos. Na falta das pessoas mencionadas, compete ao juiz a escolha do curador.

Aparecimento do ausente

Aparecendo o ausente, cessam desde logo as vantagens dos sucessores nela imitidos. E, se ficar provado que a ausência foi voluntária e injustificada, perderá ele, em favor do sucessor, sua parte nos frutos e rendimentos.

Onde é feito o registro

O registro da sentença declaratória de ausência é feito na circunscrição do 1º Subdistrito da Sede da Comarca do domicílio anterior do ausente.

EMANCIPAÇÃO

Necessidade do Registro

Emancipação é a aquisição da plena capacidade civil pela antecipação da idade legal habilitando a pratica de todos os atos da vida civil, cessando a menoridade aos 18 anos completos.
É feita por meio de instrumento público lavrado por Tabelião de Notas.
A emancipação necessariamente tem de ser registrada. O Cartório competente para o registro é o do Registro Civil do 1º Subdistrito da Sede da Comarca do domicilio do (a) emancipado (a). Deve ser obrigatoriamente registrada no livro E para dar publicidade e autenticidade ao ato e surtir efeitos contra terceiros. Após o registro da emancipação será comunicado o cartório de nascimento para a necessária anotação e cumprimento do artigo 106 Lei 6015/73.

Quem pode fazer?

  • As escrituras de emancipação somente poderão ser lavradas se concedidas por ambos os genitores. Poderá, todavia, ser concedida por apenas um deles, se falecido o outro ou foi destituído do poder familiar, conforme comprovado por certidão do registro civil.
  • O menor deverá ter, no mínimo, 16 (dezesseis) anos completos.
  • Poderá também ser concedida por apenas um dos genitores se ausente um e não houver notícia sua, devendo o outro declarar o fato na própria escritura.
  • Havendo dúvida, o notário submeterá à apreciação do juiz corregedor do foro extrajudicial.

O que é Importante na Emancipação

DEVE-SE ENTENDER QUE A EMANCIPAÇÃO REQUER, PARA SUA VALIDADE, O ASSENTIMENTO TANTO PATERNO QUANTO MATERNO E QUE É UMA FACULDADE E NÃO UM DEVER DOS PAIS.

O que diz a Lei para Emancipação

Art. 5º – A maioridade cessa aos 18 (dezoito) anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.
Parágrafo Único – Cessará para os menores, a sua passividade:
I – pela concessão de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independente de homologação judicial ou por sentença do juiz, ouvido, o tutor se o menor tiver 16 (dezesseis) anos completos.

Art. 89 LRP: “No Cartório do 1º Ofício ou da 1ª Subdivisão judiciária de cada comarca serão registrados, em livro especial, as sentenças de emancipação, bem como os atos dos pais que a concederem, em relação aos menores nela domiciliados”.

Art. 380 do Código Civil: “Durante o casamento, compete o pátrio poder aos pais, exercendo-o o marido com a colaboração da mulher. Na falta ou impedimento de um dos progenitores, passará o outro a exercê-lo com exclusividade”.

Art. 393 do Código Civil: “A mãe que contrai novas núpcias não perde, quanto aos filhos de leito anterior, os direitos ao pátrio poder, exercendo-os sem qualquer interferência do marido”.

INTERDIÇÃO OU CURATELA

INTERDIÇÃO

CURATELA

Como deve ser feita a Interdição?

Curatela ou interdição é uma medida de amparo àqueles que não têm discernimento para a prática dos atos da vida civil. Assim, dispõe o Código Civil que são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos e os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade (artigo 3º). E, são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de exercê-los: os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; e os pródigos (artigo 4º).
Interdição deve ser promovida pelos pais ou tutores, pelo cônjuge ou por qualquer parente, ou então pelo Ministério Público, que só promoverá interdição em caso de doença mental grave, ou se não existir ou não promover a interdição alguma das pessoas designadas anteriormente, ou se, existindo, forem incapazes (artigos 1.768 e 1.769).

Antes de pronunciar-se acerca da interdição, o juiz, assistido por especialistas, examinará pessoalmente o arguido de incapacidade (artigo 1.771), realizando inspeção judicial nos termos dos artigos 440 a 443 do Código de Processo Civil.

Pronunciada a interdição de deficiente mental, ébrio habitual, viciado em tóxicos ou excepcional sem completo desenvolvimento mental, o juiz assinará, segundo o estado ou o desenvolvimento mental do interdito, os limites da curatela, que poderão circunscrever-se apenas às restrições a que estão sujeitos os pródigos (artigo 1.772).

A interdição do pródigo só o privará de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que não sejam de mera administração (artigo 1.782).

Onde é Feita a Interdição?

As interdições são registradas no Registro Civil do 1º Subdistrito da Sede da Comarca, no Livro “E” ou seu desmembramento.

O que deve constar em uma Interdição?

Estado civil, nome, prenome, idade, profissão, naturalidade, domicílio e residência do interdito, data e unidade de serviço em que forem registrados o nascimento e o casamento, bem como o nome do cônjuge, se for casado; a data da sentença, nome e Vara do Juiz que a proferiu; o nome, profissão, estado civil, domicílio e residência do curador; o nome do requerente da interdição e causa desta; limites da curadoria, quando for parcial a interdição; e eventual lugar de internação do interdito (Lei 6.015/1973, artigo 92).

Onde é anotada a interdição?

A interdição é anotada de ofício ou mediante comunicação nos assentos de nascimento e casamento do interdito (artigo 107, § 1º). Essa anotação visa a conferir maior publicidade ao ato, além de permitir o efetivo conhecimento dessa relevante alteração do estado civil.

No registro de interdição é feita a averbação das sentenças que puserem termo à interdição, das substituições dos curadores, das alterações dos limites de curatela, da cessação ou mudança de internação (artigo 104).

Outras Informações sobre interdição

A interdição, cessando a causa que a determinou, pode ser levantada. O pedido de levantamento pode ser feito pelo interditado, sendo apensado aos autos da interdição. O juiz nomeia perito para proceder ao exame de sanidade no interditado e após a apresentação do laudo designa audiência de instrução e julgamento. Acolhido o pedido, o juiz decreta o levantamento da interdição e manda publicar a sentença, após o trânsito em julgado, pela imprensa local e órgão oficial por três vezes, com intervalo de 10 (dez) dias, seguindo-se a averbação no Registro Civil das Pessoas Naturais (Código de Processo Civil, artigo 1.186).

Todas as averbações feitas no registro de interdição devem ser, no prazo de cinco dias, anotadas nos atos anteriores, com remissões recíprocas, se lançadas na serventia, ou então comunicadas, com resumo do assento, consoante disposto no artigo 106 da Lei 6.015/1973.

Por fim, as certidões expedidas devem, necessariamente, abranger o teor originário da inscrição e a transcrição de todas as averbações posteriores.

PATRONÍMICO FAMILIAR ALTERAÇÃO

COMO ALTERAR O NOME DOS PAIS NO REGISTRO DE NASCIMENTO DO FILHO

É uma alteração do nome dos pais no termo de registro de nascimento. Veja como é feita!
É feita fins de atualização do registro de nascimento do filho, quando em virtude de casamento ou divórcio são alterados os nomes da mãe ou do pai. Autorizado o ato menciona-se que a requerimento do interessado é feita a averbação para constar que o nome do genitor foi alterado com sucesso.
O patronímico é o o sobrenome de uma pessoa (apelido), portanto alterar o sobrenome de uma criança ou filho..

O que é uma procuração?

Como é feita uma procuração?

Procuração ou mandato, é o ato pelo qual o interessado (outorgante) nomeia alguém de sua plena confiança no caso o procurador, para praticar determinados atos em seu nome essa procuração podendo ter prazo ou não de validade conforme a vontade do outorgante e baseado na confiança e pode ser revogado a qualquer momento pelo interessado (outorgante).
Comparecendo no cartório o interessado em mãos com CPF e RG, conversa com o atendente (escrevente) que deseja nomear alguém de sua confiança para prática de determinados atos em seu nome – o procurador pratica os atos pelo outorgante, é como se o próprio outorgante tivesse praticando os atos, por isso é fundamental que seja uma pessoa da mais absoluta confiança do outorgante e no casa alguém da família.

Tipos de procuração mais usados?

  • Procuração Previdenciária: para autorizar que alguém da confiança receba aposentadoria ou pensões por ele;
  • Procuração para movimentar Contas Bancárias;
  • Procurações para qualquer outros atos da Vida Civil (somente para atos lícitos ou não proibidos por lei);
  • Procuração para Administrar Bens;
  • Procuração Ad-judicia: é aquela dada aos advogados para que estes representem o interessado em juízo (mover ações, defender em ações, fazer acordos, celebrar contratos, etc.);
  • Procuração para Venda e Compra de Imóveis;
  • Procuração para Matrícula em Cursos e Concursos;
  • Procuração para Venda de Automóveis;

O que é necessário para fazer uma procuração?

  • Menor de idade de até 15 anos, deve comparecer o responsável mãe, pai, avos com documentos e o mesmo não precisa comparecer.
  • O interessado deve estar com seus documentos originais CPF, RG, CNH e Fotos.
  • Se menor de idade entre 16 ou 17 anos, deve comparecer acompanhado de seus pais ou 01 deles para assisti-lo, estando m mãos todos com seus documentos originais cabíveis.
  • Trazer a qualificação completa do procurador: nacionalidade, nome completo, profissão, estado civil, endereço completo com CPF E RG.

O que é uma Revogação de Procuração

  • É a forma de anular a validade de uma procuração feita anterior, por ser de confiança o outorgante a qualquer momento pode anular a validade que o procurador vem exercendo em cima de seu nome e assim deixar de exercer funções como se fosse o mesmo.. Veja como é feito!!

É feito?

  • O mesmo outorgante tem que comparecer com CPF, RG em punho no cartório onde fez o registro que nomeou o procurador dizendo que quer anular está procuração anterior tirando sua validade e assim revogando o direito que o procurador tinha.. Veja o que é necessário levar em mãos!

É necessário levar?

  • Documentação CPF, RG CNH todos contendo fotos originais.
  • Levar a procuração que foi feita anterior.

RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE

Declaração Voluntária de Paternidade

O Código Civil Dispõe que o filho havido fora do casamento pode ser reconhecido pelos pais, conjunta ou separadamente (artigo 1.607).
Reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é irrevogável e pode ser feito no registro do nascimento; por escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado na serventia; por testamento, ainda que incidentalmente manifestado; ou por manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém (artigo 1.609).Aliás, o reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, se ele deixar descendentes.

O reconhecimento de um filho havido fora do casamento geralmente é formalizado no ato de registro do nascimento perante o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais. E, uma vez registrado o nascimento, cessa a competência do registrador civil para receber manifestação de vontade do genitor nesse sentido.

Deve o interessado, então, formalizar a sua vontade por escritura pública ou testamento, perante um Tabelião de Notas. Ou, então, poderá reconhecer o filho em instrumento particular. Por fim, existe a possibilidade de reconhecimento por manifestação direta e expressa perante o Juiz de Direito, geralmente em procedimento de indicação de suposto pai.

O pedido de reconhecimento voluntário de um filho só pode ser feito por maior de 16 anos. Contudo, o filho maior não pode ser reconhecido sem o seu consentimento (Lei 8.560/1992, artigo 4º). Por sua vez, o menor pode impugnar o reconhecimento, nos quatro anos que se seguirem à maioridade, ou à emancipação.

Sentença Declaratória de Filiação

Além do reconhecimento voluntário de filho, existe a possibilidade da filiação ser declarada por sentença judicial em ação de investigação de paternidade, ou maternidade.

De acordo com o artigo 1.616 do Código Civil, a sentença que julgar procedente a ação de investigação produzirá os mesmos efeitos do reconhecimento; mas poderá ordenar que o filho se crie e eduque fora da companhia dos pais ou daquele que lhe contestou essa qualidade.

A averbação das sentenças de investigação de paternidade e negatória de paternidade que constituírem nova relação de filiação será feita na Unidade de Serviço que registrou o nascimento do menor, com as mesmas cautelas e efeitos do registro inicial, fazendo constar a data da averbação e da sentença, Vara e nome do Juiz que a proferiu; o nome do novo genitor e sua qualificação se conhecida; os nomes dos avós paternos, se conhecidos e o sobrenome que passar a possuir (NSCGJ, Capítulo XVII, item 120.4).

REGISTRO DE CASAMENTO

PROCESSO DE HABILITAÇÃO, REGISTRO E A PRIMEIRA CERTIDÃO DE CASAMENTO SÃO GRATUITAS AOS RECONHECIDAMENTE POBRES.

O casamento é ato formal e solene que se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade em estabelecer vínculo conjugal e o juiz os declara casados.
Casamento civil, bem como o registro civil de casamento religioso, é precedido de processo de habilitação, no qual os interessados, apresentando os documentos exigidos pela lei civil, requerem ao Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais da circunscrição de residência de um dos nubentes, que lhes expeça certificado de habilitação para o casamento.

Documentos necessários para registro de casamento

O requerimento de habilitação é firmado por ambos os nubentes, de próprio punho ou por procurador, e deve ser instruído por certidão de nascimento ou documento equivalente; declaração de duas testemunhas maiores, parentes ou não, que atestem conhecê-los e afirmem não existir impedimento que os iniba de casar; declaração do estado civil, do domicílio e da residência atual dos contraentes e de seus pais, se conhecidos; e, se for o caso, autorização por escrito das pessoas sob cuja dependência legal estiver ou ato judicial que a supra, certidão de óbito do cônjuge falecido, certidão de sentença declaratória de nulidade ou de anulação de casamento, transitada em julgado, ou certidão do registro da sentença de divórcio.

Regime de Bens

Estabelece o artigo 1.639 do Código Civil que é lícito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver. O regime de bens entre os cônjuges começa a vigorar desde a data do casamento.

A vigente lei admite a alteração do regime de bens, mediante autorização judicial em pedido motivado de ambos os cônjuges, apurada a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros.

a) Regime de Comunhão Parcial:

No regime de comunhão parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constância do casamento, com as seguintes exceções: os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar; os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges em sub-rogação dos bens particulares; as obrigações anteriores ao casamento; as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do casal; os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão; os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge; as pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes (Código Civil, artigos 1.658 e 1.659).
Entram na comunhão os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges; os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior; os bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os cônjuges; as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge; os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cônjuge, percebidos na constância do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunhão (artigo 1.660).

Nesse regime são incomunicáveis os bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior ao casamento (artigo 1.661).

A administração do patrimônio comum compete a qualquer dos cônjuges, enquanto que a administração e a disposição dos bens constitutivos do patrimônio particular competem ao cônjuge proprietário, salvo convenção diversa em pacto antenupcial.

b) Regime de Comunhão Universal:

No regime de comunhão universal comunicam-se todos os bens presentes e futuros dos cônjuges e suas dívidas passivas, com as seguintes exceções: os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar; os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomissário, antes de realizada a condição suspensiva; as dívidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos, ou reverterem em proveito comum; as doações antenupciais feitas por um dos cônjuges ao outro com a cláusula de incomunicabilidade; os bens referidos nos incisos V a VII do art. 1.659. A incomunicabilidade dos bens anteriormente referidos não se estende aos frutos, quando se percebam ou vençam durante o casamento (artigos 1.667 a 1.669).
Aplicam-se ao regime da comunhão universal as mesmas regras da comunhão parcial quanto à administração dos bens.

c) Regime de Participação Final nos Aquestos:

No regime de participação final nos aquestos cada cônjuge possui patrimônio próprio e lhe cabe, à época da dissolução da sociedade conjugal, direito à metade dos bens adquiridos pelo casal, a título oneroso, na constância do casamento (artigo 1.672).
Integram o patrimônio próprio os bens que cada cônjuge possuía ao casar e os por ele adquiridos, a qualquer título, na constância do casamento. A administração desses bens é exclusiva de cada cônjuge, que os poderá livremente alienar, se móveis ou até mesmo imóveis, desde neste último caso haja previsão expressa no pacto antenupcial (artigos 1.673 e 1.656).
Sobrevindo a dissolução da sociedade conjugal, apurar-se-á o montante dos aqüestos, excluindo-se da soma dos patrimônios próprios os bens anteriores ao casamento e os que em seu lugar se sub-rogaram; os que sobrevieram a cada cônjuge por sucessão ou liberalidade e as dívidas relativas a esses bens (artigo 1.674).
O direito à meação não é renunciável, cessível ou penhorável na vigência do regime matrimonial (artigo 1.682) e as dívidas de um dos cônjuges, quando superiores à sua meação, não obrigam ao outro, ou a seus herdeiros (artigo 1.686).

d) Regime de Separação de Bens

Estipulada a separação de bens, estes permanecerão sob a administração exclusiva de cada um dos cônjuges, que os poderá livremente alienar ou gravar de ônus real (artigo 1.687).
Ambos os cônjuges são obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporção dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens, salvo estipulação em contrário no pacto antenupcial (artigo 1.688).
O regime de separação de bens pode ainda decorrer de imposição legal, sendo obrigatório para as pessoas que contraírem casamento com inobservância das causas suspensivas da celebração do casamento; para o maior de sessenta anos; e para todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial (Código Civil, artigo 1.641).
Há na doutrina e na jurisprudência discussão sobre a aplicação, para os casamentos celebrados na vigência do atual Código Civil, da Súmula 377 do Supremo Tribunal Federal, segundo a qual se comunicam no regime de separação obrigatória os bens adquiridos na constância do casamento.
Mas, em se tratando de regime de separação convencional de bens na vigência do atual Código Civil, ainda que o pacto não seja expresso, os aquestos não são comunicáveis. Nesse aspecto, o regime de separação de bens do vigente Código é diametralmente oposto ao antigo, cujo artigo 259 estabelecia a comunicabilidade dos aquestos na omissão do pacto.

Alteração do Nome

Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes, companheiros e responsáveis pelos encargos da família, sendo que qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro (Código Civil, artigo 1.565, § 1º).A indicação deve ser feita preferencialmente no memorial de habilitação de casamento. Nada impede, no entanto, que seja feita posteriormente, até mesmo no ato da celebração, fazendo-se menção a essa alteração no assento de casamento.

No entanto, o Provimento CG 25/2005, que deu nova redação ao Capítulo XVII das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, inovou ao prever que: “Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro, vedada a supressão total do sobrenome de solteiro” (item 72).

Desse modo, a supressão de sobrenome só pode ser feita parcialmente, sendo imperiosa a manutenção de parte do sobrenome de solteiro.A alteração do nome com o casamento tem como fundamento a possibilidade de tornar notória a modificação do estado civil e integração do cônjuge a uma nova família.

Assim, considerando que a faculdade legal decorre do surgimento de uma nova família, caso ambos queiram alterar o sobrenome nada mais razoável que esse sobrenome seja, no todo ou em parte, comum.

Por derradeiro, o nubente divorciado ou viúvo cujo nome seja composto por sobrenome do ex-cônjuge poderá manter esse sobrenome, o qual evidentemente não poderá ser acrescido pelo outro.

Celebração e Registro

A celebração do casamento ocorre no dia, hora e lugar previamente designados pela autoridade que houver de presidir o ato, mediante petição dos contraentes habilitados, sendo a solenidade realizada na sede da serventia, com toda publicidade, a portas abertas, presentes pelo menos duas testemunhas, parentes ou não dos contraentes, ou, querendo as partes e consentindo a autoridade celebrante, noutro edifício público ou particular (Código Civil, artigos 1.533 e 1.534).

Quando o casamento for realizado em edifício particular, ficará este de portas abertas durante o ato. Serão quatro as testemunhas nessa hipótese se algum dos contraentes não souber ou não puder escrever (artigo 1.534, § 1º e § 2º).

O casamento pode ser realizado em circunscrição diferente daquela onde se processou a habilitação de casamento, exigindo-se que o ato seja celebrado pelo Juiz de Paz e registrado pelo Oficial de Registro da circunscrição do local de celebração.

Logo depois de celebrado regularmente o casamento, lavra-se assento no livro de registro, sendo exarados: os prenomes, sobrenomes, nacionalidade, data e local de nascimento, profissão, domicílio e residência atual dos cônjuges; nomes, sobrenomes, nacionalidade, datas de nascimento ou de morte, domicílio e residência atual dos pais; o prenome e sobrenome do cônjuge precedente e a data da dissolução do casamento anterior; a data da publicação dos proclamas e da celebração do casamento; a relação dos documentos apresentados ao Oficial de Registro; o prenome, sobrenome, nacionalidade, profissão, domicílio e residência atual das testemunhas; o regime do casamento, com declaração da data e da serventia em cujas notas foi lavrada a escritura de pacto antenupcial, quando o regime não for o da comunhão ou o obrigatoriamente estabelecido; o nome que passa a ter a mulher ou o homem com o casamento (Código Civil, artigo 1.536, combinado com o artigo 70 da Lei 6.015/1973).

A assinatura do assento é precedida de sua leitura, em voz alta, pelo Oficial de Registro ou preposto, contendo a assinatura do celebrante, dos cônjuges (com o nome adotado com o casamento) e testemunhas, além da subscrição do registrador. Se algum dos contraentes não souber ou não puder assinar o nome, constará à margem do termo a sua impressão digital.

Casamento Nuncupativo

No caso de moléstia grave de um dos nubentes, o presidente do ato irá celebrá-lo onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que à noite, perante duas testemunhas que saibam ler e escrever. A falta ou impedimento da autoridade competente para presidir o casamento suprir-se-á por qualquer dos seus substitutos legais, e a do Oficial de Registro por outro ad hoc, nomeado pelo presidente do ato. O termo avulso, lavrado pelo Oficial ad hoc, será registrado no respectivo registro dentro em cinco dias, perante duas testemunhas, ficando arquivado (artigo 1.539, § 1º e § 2º).Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de seis testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau (artigo 1.540).

Realizado o casamento, devem as testemunhas comparecer perante a autoridade judicial mais próxima, dentro em dez dias, pedindo que lhes tome por termo a declaração de que foram convocadas por parte do enfermo, o qual parecia em perigo de vida, mas em seu juízo e, em sua presença, declararam os contraentes, livre e espontaneamente, receber-se por marido e mulher (artigo 1.541).

Autuado o pedido e tomadas as declarações, o Juiz de Direito procederá às diligências necessárias para verificar se os contraentes podiam ter se habilitado, na forma ordinária, ouvidos os interessados que o requererem, dentro em quinze dias. Verificada a idoneidade dos cônjuges para o casamento, assim o decidirá a autoridade competente, com recurso voluntário às partes. Se da decisão não se tiver recorrido, ou se ela passar em julgado, apesar dos recursos interpostos, o Juiz mandará registrá-la no livro do Registro dos Casamentos. O assento assim lavrado retrotrairá os efeitos do casamento, quanto ao estado dos cônjuges, à data da celebração.

Serão dispensadas todas essas formalidades, se o enfermo convalescer e puder ratificar o casamento na presença da autoridade competente e do Oficial de Registro.

Informações ao Poder Público:

– SEADE/IBGE – A Lei de Registros Públicos estabelece que os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais devam encaminhar trimestralmente ao IBGE, um mapa dos nascimentos, casamentos e óbitos ocorridos no trimestre anterior. No Estado de São Paulo essas informações são primeiramente remetidas ao SEADE – Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos, que as repassa ao IBGE. Com base nessas informações, são elaboradas estatísticas vitais da população.

Prazos para registro de nascimento

Registro de nascimento é o primeiro registro de um indivíduo, fundamental para que este seja reconhecido como cidadão. É necessário para qualquer outro registro ou para emissões de documentos de várias espécies. O registro de nascimento, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.534/1997).
Os nascidos em território nacional deverão ser levados a registro. O registro é feito pelo cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, da circunscrição de nascimento do “recém-nascido” ou de residência dos pais.
Todos os nascimentos ocorridos em território nacional deverão ser registrados dentro do prazo de 15 dias, prorrogado por mais 45 dias caso a mãe seja declarante. Além do prazo quando a mãe declara o nascimento, prevê a lei outra hipótese de ampliação: quando a distância entre o lugar de parto ou domicílio for maior de 30 km da sede da serventia. Nesse caso o prazo é prorrogado em até três meses (artigo 50 da Lei 6.016/1973). Após o decurso do prazo de registro, será competente apenas a serventia da circunscrição da residência do interessado, nos termos do artigo 46 da Lei 6.015/1973.

Multas para registro de nascimento

O texto original da Lei de Registros Públicos previa o recolhimento de multa para os registros feitos fora do prazo legal, com dispensa do pagamento ao interessado pobre. No entanto, a Lei 10.215/2001 estabeleceu a gratuidade mesmo para os registros feitos após o vencimento do prazo, respeitando a Lei 9.534/1997 que instituiu a gratuidade do Registro de Nascimento.

Documentos Necessários para registro de nascimento

– “Declaração de Nascido Vivo” (DNV), fornecida aos pais dos recém-nascidos pelas respectivas maternidades e hospitais;- Cédula de identidade da(s) pessoa(s) que comparecer(em) ao cartório. Além da Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, serão aceitas as cédulas de identidade emitidas por órgão controlador do exercício profissional, Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo de validade ou passaporte, no caso de estrangeiros não domiciliados no país;- Em caso de comparecimento de apenas um dos cônjuges é necessária a apresentação da certidão de casamento;

a) Filiação decorrente do casamento

A declaração para o registro pode ser feita apenas por um dos genitores quando o pai for casado com a mãe. A maternidade é sempre certa, enquanto a paternidade decorre de ato reconhecimento ou da presunção legal relativa de paternidade pelo casamento (180 dias após o casamento e até 300 dias após a dissolução da sociedade conjugal).

b) Filiação havida fora do casamento

Quando os pais não forem casados, estes deverão comparecer pessoalmente em cartório ou por meio de uma procuração especial, a fim de que seus nomes constem como genitores do registrando. Outra opção é o comparecimento de apenas um deles, mas com declaração de reconhecimento de paternidade (pelo pai) ou anuência à efetivação do registro (pela mãe), exigido o reconhecimento de firma.

Nascimento Ocorrido em Domicílio para registro

Quando o parto ocorrer em domicílio, além dos documentos pessoais, deverão comparecer ao ato de registro, duas testemunhas maiores, e que tenham conhecimento do parto. As pessoas que podem declarar o nascimento são:- O pai ou a mãe;
– O parente mais próximo, sendo maior; – O médico ou a parteira que assistiu ao parto;
– O administrador do hospital onde ocorreu o parto; – Pessoa idônea, que tiver assistido ao parto, se este não ocorreu nem no hospital nem na residência da mãe;
– A pessoa encarregada da guarda do registrando.

O pai e a mãe menores de 16 anos para registro de nascimento

Caso a mãe seja menor de 16 anos esta deverá comparecer acompanhada de seus pais ou representante legal quando do registro de nascimento. Quando o pai for menor de 16 anos a declaração de nascimento só poderá ser efetivada com autorização judicial.

Alteração do nome do registrando do nascimento

Após ter sido feito o Registro de Nascimento, qualquer alteração no nome do registrando só poderá ser feita mediante a autorização judicial. Para evitar complicações futuras, é importante que os pais, ou o encarregado do registro, estejam atentos e sejam claros no ato do registro, quando informarem ao registrador nome e sobrenome do registrando.

Registro de maior de 12 anos para registro de nascimento

Para os maiores de 12 anos, o pedido de registro tardio é dirigido primeiramente ao Oficial de Registro da circunscrição da residência do interessado, com a posterior remessa ao Juízo Corregedor Permanente.

Precauções – Documentos não aceitos como identificação para registro de nascimento

– É imprescindível para o registro de nascimento que o declarante seja identificado.- Qualquer adulteração da Declaração de Nascido Vivo (DN) é passível de punição legal- A subtração de DN de um hospital ou maternidade é crime.- É importante a cautela por parte do registrador ao confirmar junto ao hospital/maternidade, a autenticidade da DN.- Se alguma o registrador tiver alguma dúvida em relação ao declarante- Os documentos abaixo NÃO tem valor como documento de identificação: a) certificado de reservista b) a carteira de trabalho c) as cédulas de identidade
A alteração posterior ou retificação do nome constante do documento de identificação, por casamento, divórcio ou outras causas, não obsta o registro. Todavia, a parte interessada deverá apresentar certidão de registro civil comprobatória da mudança ou retificação de nome. Se o documento de identificação contiver erro material quanto ao nome, poderá o declarante apresentar certidão de registro civil comprobatória do erro, prevalecendo, assim, a forma constante da certidão.

Quando uma tutela é deferida?

De que modo é registrada uma tutela?

Quem determina uma tutela?

Tutela é medida de colocação de criança e adolescente em família substituta, determinada sempre por sentença judicial, incumbindo ao tutor a representação legal do menor.
Os filhos menores são postos em tutela com o falecimento ou declaração de ausência dos pais ou, ainda, na destituição do poder familiar.
A averbação da sentença de tutela é feita à margem do registro de nascimento do tutelado, mencionando-se a data da averbação e da sentença, Vara e nome do Juiz que a proferiu, o nome do tutor nomeado e sua qualificação, se conhecida e a anotação sobre eventual existência de hipoteca legal (Capítulo XVII, item 120.3).
A averbação da tutela é determinada pelo Juiz da Infância e da Juventude quando há processo de decretação da perda do poder familiar; nas demais hipóteses, o ato é determinado pelo Juízo da Vara de Família.

TODOS OS CARTÓRIO EM COM ENDEREÇO, CEP, TELEFONE PODEM FAZER ESTES SERVIÇOS..

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL NOTAS EM

CARTÓRIO REGISTRO EM

CARTÓRIO CIVIL EM

CARTÓRIO NOTAS EM

CARTÓRIO ONLINE EM

CARTÓRIO EM

CARTÓRIO REGISTRO

CARTÓRIO CIVIL

CARTÓRIO NOTAS

CARTÓRIO

DEIXE SUA MENSAGEM UM ESPECIALISTA IRÁ RESPONDER!!

Alta Floresta (MT), Alta Floresta d’Oeste (RO), Altair (SP), Altamira (PA), Altamira do Maranhão (MA), Altamira do Paraná (PR), Altaneira (CE), Alterosa (MG), Altinho (PE), Altinópolis (SP), Alto Alegre (RR), Alto Alegre (RS), Alto Alegre (SP), Alto Alegre do Maranhão (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Alto Alegre dos Parecis (RO), Alto Araguaia (MT), Alto Bela Vista (SC), Alto Caparaó (MG), Alto da Boa Vista (MT), Alto do Rodrigues (RN), Alto Feliz (RS), Alto Garças (MT), Alto Horizonte (GO), Alto Jequitibá (MG), Alto Longá (PI), Altônia (PR), Alto Paraguai (MT), Alto Paraíso (PR), Alto Paraíso (RO), Alto Paraíso de Goiás (GO), Alto Paraná (PR), Alto Parnaíba (MA), Alto Piquiri (PR), Alto Rio Doce (MG), Alto Rio Novo (ES), Altos (PI), Alto Santo (CE), Alto Taquari (MT), Alumínio (SP), Alvarães (AM), Alvarenga (MG), Álvares Florence (SP), Álvares Machado (SP), Álvaro de Carvalho (SP), Alvinlândia (SP), Alvinópolis (MG), Alvorada (RS), Alvorada (TO), Alvorada de Minas (MG), Alvorada d’Oeste (RO), Alvorada do Gurguéia (PI), Alvorada do Norte (GO), Alvorada do Sul (PR), Amajari (RR), Amambai (MS), Amapá (AP), Amapá do Maranhão (MA), Amaporã (PR), Amaraji (PE), Amaral Ferrador (RS), Amaralina (GO), Amarante (PI), Amarante do Maranhão(MA), Amargosa (BA), Amaturá (AM), Amélia Rodrigues (BA), Araricá (RS), Araripe (CE), Araripina (PE), Araruama (RJ), Araruna (PB), Araruna (PR), Arataca (BA), Aratiba (RS), Aratuba (CE), Aratuípe (BA), Arauá (SE), Araucária (PR), Araújos (MG), Araxá (MG), Abadia de Goiás (GO), Abadia dos Dourados (MG), Abadiânia (GO), Abaeté (MG), Abaetetuba (PA), Abaiara (CE), Abaíra (BA), Abaré (BA), Abatiá (PR), Abdon Batista (SC), Abelardo Luz (SC), Abel Figueiredo (PA), Abre-Campo (MG), Abreu e Lima (PE), Abreulândia (TO), Acaiaca (MG), Açailândia (MA), Acajutiba (BA), Acará (PA), Acarape (CE), Acaraú (CE),Acari (RN), Acauã (PI), Aceguá (RS), Acopiara (CE), Acorizal (MT), Acrelândia (AC), Acreúna (GO), Açu (RN), Açucena (MG), Adamantina (SP), Adelândia (GO), Adolfo (SP), Adrianópolis(PR), Adustina (BA), Afogados da Ingazeira (PE), Afonso Bezerra (RN), Afonso Cláudio (ES), Afonso Cunha (MA), Afrânio (PE), Afuá (PA), Agrestina (PE), Agricolândia (PI), Agrolândia (SC), Agronômica (SC), Água Azul do Norte (PA), Água Boa (MG), Água Boa (MT), Água Branca (AL), Água Branca (PB), Água Branca (PI), Água Clara (MS), Água Comprida (MG), Água Doce (SC), Água Doce do Maranhão (MA), Água Doce do Norte (ES), Água Fria (BA), Água Fria de Goiás (GO), Aguaí (SP), Água Limpa (GO), Aguanil (MG), Água Nova (RN), Água Preta (PE), Água Santa (RS), Águas Belas (PE), Águas da Prata (SP), Águas de Chapecó (SC), Águas de Lindóia (SP), Águas de Santa Bárbara (SP), Águas de São Pedro (SP), Águas Formosas (MG), Águas Frias (SC), Águas Lindas de Goiás (GO), Águas Mornas (SC), Águas Vermelhas (MG), Agudo (RS), Agudos (SP), Agudos do Sul (PR), Águia Branca (ES), Aguiar (PB), Aguiarnópolis (TO), Aimorés (MG), Aiquara (BA), Aiuaba (CE), Aiuruoca (MG), Ajuricaba (RS), Alagoa (MG), Alagoa Grande (PB), Alagoa Nova (PB), Alagoinha(PB), Alagoinha (PE), Alagoinha do Piauí (PI), Alagoinhas (BA), Alambari (SP), Albertina (MG), Alcântara (MA), Alcântaras (CE), Alcantil (PB), Alcinópolis (MS), Alcobaça (BA), Aldeias Altas (MA), Alecrim (RS), Alegre (ES), Alegre (Espírito Santo)te (RS), Alegrete do Piauí (PI), Alegria (RS), Além Paraíba (MG), Alenquer (PA), Alexandria (RN), Alexânia (GO), Alfenas (MG), Alfredo Chaves (ES), Alfredo Marcondes (SP), Alfredo Vasconcelos (MG), Alfredo Wagner (SC), Algodão de Jandaíra (PB), Alhandra (PB), Aliança (PE), Aliança do Tocantins (TO), Almadina (BA), Almas (TO), Almenara (MG), Almeirim (PA), Almino Afonso (RN), Almirante Tamandaré (PR), Almirante Tamandaré do Sul (RS), Aloândia (GO), Alpercata (MG), Alpestre (RS), Alpinópolis (MG), Arceburgo (MG), Arco-Íris (SP), Arcos (MG), Arcoverde (PE), Areado (MG), Areal (RJ), Arealva (SP), Areia (PB), Areia Branca (RN), Areia Branca (SE), Areia de Baraúnas (PB), Areial (PB), Areias (SP), Areiópolis (SP), Arenápolis (MT), Arenópolis (GO), Arês (RN), Argirita (MG), Aricanduva (MG), Arinos (MG), Aripuanã, (MT), Ariquemes (RO), Ariranha (SP), Ariranha do Ivaí (PR), Armação dos Búzios (RJ), Armazém (SC), Arneiroz (CE), Aroazes (PI), Aroeiras (PB), Aroeiras do Itaim (PI), Arraial (PI), Arraial do Cabo (RJ), Arraias (TO), Arroio do Meio (RS), Arroio do Padre (RS), Arroio do Sal (RS), Arroio dos Ratos (RS), Arroio do Tigre (RS), Arroio Grande (RS), Arroio Trinta (SC), Artur Nogueira (SP), Aruanã (GO), Arujá (SP), Arvoredo (SC), Arvorezinha (RS), Ascurra (SC), Aspásia (SP), Assaí (PR), Assaré (CE), Assis (SP), Assis Brasil (AC), Assis Chateaubriand (PR), Assunção do Piauí (PI), Assunção (PB), Astolfo Dutra (MG), Astorga (PR), Atalaia (AL), Atalaia (PR), Atalaia do Norte (AM), Atalanta (SC), Ataléia (MG), Atibaia (SP), Atílio Vivácqua (ES), Augustinópolis (TO), Augusto Corrêa (PA), Augusto de Lima (MG), Augusto Pestana (RS), Áurea (RS), Aurelino Leal (BA), Auriflama (SP), Aurilândia (GO), Aurora (CE), Aurora(SC), Aurora do Pará (PA), Aurora do Tocantins (TO), Autazes (AM), Avaí (SP), Avanhandava (SP), Avaré (SP), Aveiro (PA), Avelino Lopes (PI), Avelinópolis (GO), Axixá (MA), Axixá do Tocantins (TO), Babaçulândia (TO), Bacabal (MA), Bacabeira (MA), Bacuri (MA), Bacurituba (MA), Bady Bassitt (SP), Baependi (MG), Bagé (RS), Bagre (PA), Baía da Traição (PB), Baía Formosa (RN), Baianópolis (BA), Baião (PA), Baixa Grande (BA), Baixa Grande do Ribeiro (PI), Baixio (CE), Baixo Guandu (ES), Balbinos (SP), Baldim (MG), Baliza (GO), Balneário Arroio do Silva (SC), Balneário Barra do Sul (SC), Balneário Camboriú (SC), Balneário Gaivota (SC), Balneário Piçarras (SC), Balneário Pinhal (RS), Balneário Rincão (SC), Balsa Nova(PR), Bálsamo (SP), Balsas (MA), Bambuí (MG), Banabuiú (CE), Bananal (SP), Bananeiras (PB), Bandeira (MG), Bandeira do Sul (MG), Bandeirante (SC), Bandeirantes (MS), Bandeirantes (PR), Bandeirantes do Tocantins (TO), Bertioga (SP), Bertolínia (PI), Bertópolis (MG), Beruri (AM), Betânia (PE), Betânia do Piauí (PI), Betim (MG), Bezerros (PE), Bias Fortes (MG), Bicas(MG), Biguaçu (SC), Bilac (SP), Biquinhas (MG), Birigui (SP), Biritiba Mirim (SP), Biritinga (BA), Bituruna (PR), Blumenau (SC), Boa Esperança (ES), Boa Esperança (MG), Boa Esperança (PR), Boa Esperança do Iguaçu (PR), Boa Esperança do Sul (SP), Boa Hora (PI), Boa Nova (BA), Boa Saúde (RN), Boa Ventura (PB), Boa Ventura de São Roque (PR), Boa Viagem (CE), Boa Vista (PB), Boa Vista (RR), Boa Vista da Aparecida (PR), Boa Vista das Missões (RS), Boa Vista do Buricá (RS), Boa Vista do Cadeado (RS), Boa Vista do Gurupi (MA), Boa Vista do Incra (RS), Boa Vista do Ramos (AM), Boa Vista do Sul (RS), Boa Vista do Tupim (BA), Boca da Mata (AL), Boca do Acre (AM), Bocaina (PI), Bocaina (SP), Bocaina de Minas (MG), Bocaina do Sul (SC), Bocaiuva (MG), Bocaiuva do Sul (PR), Bodó (RN), Bodocó (PE), Bodoquena (MS), Bofete (SP), Boituva (SP), Bombinhas (SC), Bom Conselho (PE), Bom Despacho (MG), Bom Jardim (MA), Bom Jardim (PE), Bom Jardim (RJ), Bom Jardim da Serra (SC), Bom Jardim de Goiás (GO), Bom Jardim de Minas (MG), Bom Jesus (PB), Bom Jesus (PI), Bom Jesus (RN), Bom Jesus (RS), Bom Jesus (SC), Bom Jesus da Lapa (BA), Bom Jesus da Penha (MG), Bom Jesus da Serra (BA), Bom Jesus das Selvas (MA), Bom Jesus de Goiás (GO), Bom Jesus do Amparo (MG), Bom Jesus do Araguaia (MT), Bom Jesus do Galho (MG), Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Bom Jesus do Norte (ES), Bom Jesus do Oeste (SC), Bom Jesus dos Perdões (SP), Bom Jesus do Sul (PR), Bom Jesus do Tocantins (PA), Bom Jesus do Tocantins (TO), Bom Lugar (MA), Bom Princípio (RS), Bom Princípio do Piauí (PI), Bom Progresso (RS), Bom Repouso (MG), Bom Retiro (SC), Bom Retiro do Sul (RS), Bom Sucesso (MG), Bom Sucesso (PB), Bom Sucesso (PR), Bom Sucesso de Itararé (SP), Bom Sucesso do Sul (PR), Bonfim (MG), Bonfim (RR), Bonfim do Piauí (PI), Bonfinópolis (GO), Bonfinópolis de Minas (MG), Boninal (BA), Bonito (BA), Bonito (MS), Bonito (PA), Bonito (PE), Bonito de Minas (MG), Bonito de Santa Fé (PB), Bonópolis (GO), Boqueirão (PB), Boqueirão do Leão (RS), Boqueirão do Piauí (PI), Boquim (SE), Boquira (BA), Borá(SP), Boracéia (SP), Borba (AM), Borborema (PB), Borborema (SP), Borda da Mata (MG), Borebi (SP), Borrazópolis (PR), Bossoroca (RS), Botelhos (MG), Botucatu (SP), Botumirim (MG), Botuporã (BA), Botuverá (SC), Bozano (RS), Braço do Norte (SC), Braço do Trombudo (SC), Braga (RS), Bragança (PA), Bragança Paulista (SP), Braganey (PR), Branquinha(AL), Brasilândia (MS), Brasilândia de Minas (MG), Brasilândia do Sul (PR), Brasilândia do Tocantins (TO), Brasileia (AC), Brasileira (PI), Brasília de Minas (MG), Brasil Novo (PA), Brasnorte (MT), Brasópolis (MG), Brás Pires (MG), Braúna (SP), Braúnas (MG), Brazabrantes (GO), Brejão (PE), Brejetuba (ES), Brejinho (PE), Brejinho (RN), Brejinho de Nazaré (TO), Brejo (MA), Brejo Alegre (SP), Brejo da Madre de Deus (PE), Brejo de Areia (MA), Brejo do Cruz (PB), Brejo do Piauí (PI), Brejo dos Santos (PB), Brejões (BA), Brejo Grande (SE), Brejo Grande do Araguaia (PA), Brejolândia (BA), Brejo Santo (CE), Breu Branco (PA), Breves (PA), Britânia (GO), Brochier (RS), Brodowski (SP), Brotas (SP), Brotas de Macaúbas (BA), Brumadinho (MG), Brumado (BA), Brunópolis (SC), Brusque (SC), Bueno Brandão (MG), Buenópolis (MG), Buenos Aires (PE), Buerarema (BA), Bugre (MG), Buíque (PE), Bujari (AC), Bujaru (PA), Buri (SP), Buritama (SP), Buriti (MA), Buriti Alegre (GO), Buriti Bravo (MA), Buriticupu (MA), Buriti de Goiás (GO), Buriti dos Lopes (PI), Buriti dos Montes (PI), Buriti do Tocantins (TO), Buritinópolis (GO), Buritirama (BA), Buritirana (MA), Buritis (MG), Buritis (RO), Buritizal (SP), Buritizeiro (MG), Butiá (RS), Caapiranga (AM), Caaporã (PB), Caarapó (MS), Caatiba (BA), Cabaceiras (PB), Cabaceiras do Paraguaçu (BA), Cabeceira Grande (MG), Cabeceiras (GO), Cabeceiras do Piauí (PI), Cabedelo (PB), Cabixi (RO), Cabo de Santo Agostinho(PE), Cabo Frio (RJ), Cabo Verde (MG), Cabrália Paulista (SP), Cabreúva (SP), Cabrobó (PE), Bannach (PA), Banzaê (BA), Barão (RS), Barão de Antonina (SP), Barão de Cocais (MG), Barão de Cotegipe (RS), Barão de Grajaú (MA), Barão de Melgaço (MT), Barão de Monte Alto (MG), Barão do Triunfo (RS), Baraúna (PB), Baraúna (RN), Barbacena (MG), Barbalha (CE), Barbosa (SP), Barbosa Ferraz (PR), Barcarena (PA), Barcelona (RN), Barcelos (AM), Bariri (SP), Barra (BA), Barra Bonita (SC), Barra Bonita (SP), Barracão (PR), Barracão (RS), Barra da Estiva (BA), Barra d’Alcântara (PI), Barra de Guabiraba (PE), Barra de Santana (PB), Barra de Santa Rosa (PB), Barra de Santo Antônio (AL), Barra de São Francisco (ES), Barra de São Miguel (AL), Barra de São Miguel (PB), Barra do Bugres (MT), Barra do Chapéu (SP), Barra do Choça (BA), Barra do Corda (MA), Barra do Garças (MT), Barra do Guarita (RS), Barra do Jacaré (PR), Barra do Mendes (BA), Barra do Ouro (TO), Barra do Piraí (RJ), Barra do Quaraí (RS), Barra do Ribeiro (RS), Barra do Rio Azul (RS), Barra do Rocha (BA), Barra dos Coqueiros (SE), Barra do Turvo (SP), Barra Funda (RS), Barra Longa (MG), Barra Mansa (RJ), Barras (PI), Barra Velha (SC), Barreira (CE), Barreiras (BA), Barreiras do Piauí (PI), Barreirinha (AM), Barreirinhas (MA), Barreiros (PE), Barretos (SP), Barrinha (SP), Barro (CE), Barro Alto (BA), Barro Alto (GO), Barrocas (BA), Barro Duro (PI), Barrolândia (TO), Barro Preto (BA), Barroquinha (CE), Barros Cassal (RS), Barroso (MG), Barueri (SP), Bastos (SP), Bataguaçu (MS), Batalha (AL), Batalha (PI), Batatais (SP), Batayporã (MS), Baturité (CE), Bauru (SP), Bayeux (PB), Bebedouro(SP), Beberibe (CE), Bela Cruz (CE), Belágua (MA), Bela Vista (MS), Bela Vista da Caroba (PR), Bela Vista de Goiás (GO), Bela Vista de Minas (MG), Bela Vista do Maranhão (MA), Bela Vista do Paraíso (PR), Bela Vista do Piauí (PI), Bela Vista do Toldo (SC), Belém (AL), Belém (PA), Belém (PB), Belém de Maria (PE), Belém do Brejo do Cruz (PB), Belém do Piauí (PI), Belém do São Francisco (PE), Belford Roxo (RJ), Belmiro Braga (MG), Belmonte (BA), Belmonte (SC), Belo Campo (BA), Belo Horizonte (MG), Belo Jardim (PE), Belo Monte (AL), Belo Oriente (MG), Belo Vale (MG), Belterra (PA), Beneditinos (PI), Benedito Leite (MA), Benedito Novo (SC), Benevides (PA), Benjamin Constant (AM), Benjamin Constant do Sul (RS), Bento de Abreu (SP), Bento Fernandes (RN), Bento Gonçalves (RS), Bequimão (MA), Berilo (MG), Berizal (MG), Bernardino Batista (PB), Bernardino de Campos (SP), Bernardo do Mearim (MA), Bernardo Sayão (TO), Caçador (SC), Caçapava (SP), Caçapava do Sul (RS), Cacaulândia (RO), Cacequi(RS), Cáceres (MT), Cachoeira (BA), Cachoeira Alta (GO), Cachoeira da Prata (MG), Cachoeira de Goiás (GO), Cachoeira de Minas (MG), Cachoeira de Pajeú (MG), Cachoeira do Arari (PA), Cachoeira do Piriá (PA), Cachoeira dos Índios (PB), Cachoeira do Sul (RS, Cachoeira Dourada (GO), Cachoeira Dourada (MG), Cachoeira Grande (MA), Cachoeira Paulista(SP), Cachoeiras de Macacu (RJ), Cachoeirinha (PE), Cachoeirinha (RS), Cachoeirinha (TO), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Cacimba de Areia (PB), Cacimba de Dentro (PB), Cacimbas (PB), Cacimbinhas (AL), Cacique Doble (RS), Cacoal (RO), Caconde (SP), Caçu (GO), Caculé (BA), Caém (BA), Caetanópolis (MG), Caetanos (BA), Caeté (MG), Caetés (PE), Caetité (BA), Cafarnaum (BA), Cafeara (PR), Cafelândia (PR), Cafelândia (SP), Cafezal do Sul (PR), Caiabu (SP), Caiana (MG), Caiapônia (GO), Caibaté (RS), Caibi (SC), Caiçara (PB), Caiçara (RS), Caiçara do Norte (RN), Caiçara do Rio do Vento (RN), Caicó (RN), Caieiras (SP), Cairu (BA), Caiuá (SP), Cajamar (SP), Cajapió (MA), Cajari (MA), Cajati (SP), Cajazeiras (PB), Cajazeiras do Piauí (PI), Cajazeirinhas (PB), Cajobi (SP), Cajueiro (AL), Cajueiro da Praia (PI), Cajuri (MG), Cajuru (SP), Calçado (PE), Calçoene (AP), Caldas (MG), Caldas Brandão (PB), Caldas Novas (GO), Caldazinha (GO), Caldeirão Grande (BA), Caldeirão Grande do Piauí (PI), Califórnia (PR), Calmon (SC), Calumbi (PE), Camacan (BA), Camaçari (BA), Camacho (MG), Camalaú (PB), Camamu (BA), Camanducaia (MG), Camapuã (MS), Camaquã (RS), Camaragibe (PE), Camargo (RS), Cambará (PR), Cambará do Sul(RS), Cambé (PR), Cambira (PR), Camboriú (SC), Cambuci (RJ), Cambuí (MG), Cambuquira (MG), Cametá (PA), Camocim (CE), Camocim de São Félix (PE), Campanário (MG), Campanha (MG), Campestre (AL), Campestre (MG), Campestre da Serra (RS), Campestre de Goiás (GO), Campestre do Maranhão (MA), Campinaçu (GO), Campina da Lagoa (PR), Campina das Missões (RS), Campina do Monte Alegre (SP), Campina do Simão (PR), Campina Grande (PB), Campina Grande do Sul (PR), Campinápolis (MT), Campinas (SP), Campinas do Piauí (PI), Campinas do Sul (RS), Campina Verde (MG), Campinorte (GO), Campo Alegre (AL), Campo Alegre (SC), Campo Alegre de Goiás (GO), Campo Alegre de Lourdes (BA), Campo Alegre do Fidalgo (PI), Campo Azul (MG), Campo Belo (MG), Campo Belo do Sul (SC), Campo Bom (RS), Campo Bonito (PR), Campo do Brito (SE), Campo do Meio (MG), Campo do Tenente (PR), Campo Erê (SC), Campo Florido (MG), Campo Formoso (BA), Campo Grande (AL), Campo Grande (MS), Campo Grande (RN), Campo Grande do Piauí (PI), Campo Largo (PR), Campo Largo do Piauí (PI), Campo Limpo de Goiás (GO), Campo Limpo Paulista (SP), Campo Magro (PR), Campo Maior (PI), Campo Mourão (PR), Campo Novo (RS), Campo Novo de Rondônia (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Campo Redondo (RN), Campos Altos (MG), Campos Belos (GO), Campos Borges (RS), Campos de Júlio (MT), Campos do Jordão (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), Campos Gerais (MG), Campos Lindos (TO), Campos Novos (SC), Campos Novos Paulista (SP), Campos Sales (CE), Campos Verdes (GO), Campo Verde (MT), Camutanga (PE), Canaã (MG), Canaã dos Carajás (PA), Canabrava do Norte (MT), Cananéia (SP), Canapi (AL), Canápolis (BA), Canápolis (MG), Canarana (BA), Canarana (MT), Canas (SP), Cana Verde (MG), Canavieira (PI), Canavieiras (BA), Candeal (BA), Candeias (BA), Candeias (MG), Candeias do Jamari (RO), Candelária(RS), Candiba (BA), Cândido de Abreu (PR), Cândido Godói (RS), Cândido Mendes (MA), Cândido Mota (SP), Cândido Rodrigues (SP), Cândido Sales (BA), Candiota (RS), Candói (PR), Canela (RS), Canelinha (SC), Canguaretama (RN), Canguçu (RS), Canhoba (SE), Canhotinho (PE), Canindé (CE), Canindé de São Francisco (SE), Canitar (SP), Canoas(RS), Canoinhas (SC), Cansanção (BA), Cantagalo (MG), Cantagalo (PR), Cantagalo (RJ), Cantanhede (MA), Cantá (RR), Canto do Buriti (PI), Canudos (BA), Canudos do Vale (RS), Canutama (AM), Capanema (PA), Capanema (PR), Capão Alto (SC), Capão Bonito (SP), Capão Bonito do Sul (RS), Capão da Canoa (RS), Capão do Cipó (RS), Capão do Leão (RS), Caparaó (MG), Capela (AL), Capela (SE), Capela de Santana (RS), Capela do Alto (SP), Capela do Alto Alegre (BA), Capela Nova (MG), Capelinha (MG), Capetinga (MG), Capim (PB), Capim Branco (MG), Capim Grosso (BA), Capinópolis (MG), Capinzal (SC), Capinzal do Norte (MA), Capistrano (CE), Capitão (RS), Capitão Andrade (MG), Capitão de Campos (PI), Capitão Enéas (MG), Capitão Gervásio Oliveira (PI), Capitão Leônidas Marques (PR), Capitão Poço (PA), Capitólio (MG), Capivari (SP), Capivari de Baixo (SC), Capivari do Sul (RS), Capixaba (AC), Capoeiras (PE), Caputira (MG), Caraá (RS), Caracaraí (RR), Caracol (MS), Caracol (PI), Caraguatatuba (SP), Caraí (MG), Caraíbas (BA), Carambeí (PR), Caranaíba (MG), Carandaí (MG), Carangola (MG), Carapebus (RJ), Carapicuíba (SP), Caratinga (MG), Carauari (AM), Caraúbas (PB), Caraúbas (RN), Caraúbas do Piauí (PI), Caravelas (BA), Carazinho (RS), Carbonita (MG), Cardeal da Silva (BA), Cardoso (SP), Cardoso Moreira (RJ), Careaçu (MG), Careiro (AM), Careiro da Várzea (AM), Cariacica (ES), Caridade (CE), Caridade do Piauí (PI), Carinhanha (BA), Carira (SE), Cariré (CE), Caririaçu (CE), Cariri do Tocantins (TO), Cariús (CE), Carlinda (MT), Carlópolis (PR), Carlos Barbosa (RS), Carlos Chagas (MG), Carlos Gomes (RS), Carmésia (MG), Carmo (RJ), Carmo da Cachoeira (MG), Carmo da Mata (MG), Carmo de Minas (MG), Carmo do Cajuru (MG), Carmo do Paranaíba (MG), Carmo do Rio Claro (MG), Carmo do Rio Verde (GO), Carmolândia (TO), Carmópolis (SE), Carmópolis de Minas (MG), Carnaíba (PE), Carnaúba dos Dantas (RN), Carnaubais (RN), Carnaubal (CE), Carnaubeira da Penha (PE), Carneirinho (MG), Carneiros (AL), Caroebe (RR), Carolina (MA), Carpina (PE), Carrancas (MG), Carrapateira (PB), Carrasco Bonito (TO), Caruaru (PE), Carutapera (MA), Carvalhópolis (MG), Carvalhos (MG), Casa Branca (SP), Casa Grande (MG), Casa Nova (BA), Casca (RS), Cascalho Rico (MG), Cascavel (CE), Cascavel (PR), Caseara (TO), Caseiros (RS), Casimiro de Abreu (RJ), Casinhas (PE), Casserengue (PB), Cássia (MG), Cássia dos Coqueiros (SP), Cassilândia (MS), Castanhal (PA), Castanheira (MT), Castanheiras (RO), Castelândia (GO), Castelo (ES), Castelo do Piauí (PI), Castilho (SP), Castro (PR), Castro Alves (BA), Cataguases (MG), Catalão (GO), Catanduva (SP), Catanduvas (PR), Catanduvas (SC), Catarina (CE), Catas Altas (MG), Catas Altas da Noruega (MG), Catende (PE), Catiguá (SP), Catingueira (PB), Catolândia (BA), Catolé do Rocha (PB), Catu (BA), Catuípe (RS), Catuji (MG), Catunda (CE), Caturaí (GO), Caturama (BA), Caturité (PB), Catuti (MG), Caucaia (CE), Cavalcante (GO), Caxambu (MG), Caxambu do Sul (SC), Caxias (MA), Caxias do Sul (RS), Caxingó (PI), Ceará-Mirim (RN), Cedral (MA), Cedral (SP), Cedro (CE), Cedro (PE), Cedro de São João (SE), Cedro do Abaeté (MG), Celso Ramos (SC), Centenário (RS), Centenário (TO), Centenário do Sul (PR), Central (BA), Central de Minas (MG), Central do Maranhão (MA), Centralina (MG), Centro do Guilherme (MA), Centro Novo do Maranhão (MA), Cerejeiras (RO), Ceres (GO), Cerqueira César (SP), Cerquilho (SP), Cerrito (RS), Cerro Azul (PR), Cerro Branco (RS), Cerro Corá (RN), Cerro Grande (RS), Cerro Grande do Sul (RS), Cerro Largo (RS), Cerro Negro (SC), Cesário Lange (SP), Céu Azul (PR), Cezarina (GO), Chácara (MG), Chã de Alegria (PE), Chã Grande (PE)Chalé (MG), Chapada (RS), Chapada de Areia (TO), Chapada da Natividade (TO), Chapada do Norte (MG), Chapada dos Guimarães (MT), Chapada Gaúcha (MG), Chapadão do Céu (GO), Chapadão do Lageado (SC), Chapadão do Sul (MS), Chapadinha (MA), Chapecó (SC), Chã Preta (AL), Charqueada (SP), Charqueadas (RS), Charrua (RS), Chaval (CE), Chavantes (SP), Chaves (PA), Chiador (MG), Chiapetta (RS), Chopinzinho (PR), Choró (CE), Chorozinho (CE), Chorrochó (BA), Chuí (RS), Chupinguaia (RO), Chuvisca (RS), Cianorte (PR), Cícero Dantas (BA), Cidade Gaúcha (PR), Cidade Ocidental (GO), Cidelândia (MA), Cidreira (RS), Cipó (BA), Cipotânea (MG), Ciríaco (RS), Claraval (MG), Claro dos Poções (MG), Cláudia (MT), Cláudio (MG), Clementina (SP), Clevelândia (PR), Coaraci (BA), Coari (AM), Cocal (PI), Cocal de Telha (PI), Cocal dos Alves (PI), Cocal do Sul (SC), Cocalinho (MT), Cocalzinho de Goiás (GO), Cocos (BA), Codajás (AM), Codó (MA), Coelho Neto (MA), Coimbra (MG), Coité do Noia (AL), Coivaras (PI), Colares (PA), Colatina (ES), Colíder (MT), Colina (SP), Colinas (MA), Colinas (RS), Colinas do Sul (GO), Colinas do Tocantins (TO), Colméia (TO), Colniza (MT), Colômbia (SP), Colombo (PR), Colônia do Gurguéia (PI), Colônia do Piauí (PI), Colônia Leopoldina (AL), Colorado (PR), Colorado (RS), Colorado do Oeste (RO), Coluna (MG), Combinado (TO), Comendador Gomes (MG), Comendador Levy Gasparian (RJ), Comercinho (MG), Comodoro (MT), Conceição (PB), Conceição da Aparecida (MG), Conceição da Barra de Minas (MG), Conceição da Barra (ES), Conceição da Feira (BA), Conceição das Alagoas (MG), Conceição das Pedras (MG), Conceição de Ipanema (MG), Conceição de Macabu (RJ), Conceição do Almeida (BA), Conceição do Araguaia (PA), Conceição do Canindé (PI), Conceição do Castelo (ES), Conceição do Coité (BA), Conceição do Jacuípe (BA), Conceição do Lago Açu (MA), Conceição do Mato Dentro (MG), Conceição do Pará (MG), Conceição do Rio Verde (MG), Conceição dos Ouros (MG), Conceição do Tocantins (TO), Conchal (SP), Conchas (SP), Concórdia (SC), Concórdia do Pará (PA), Condado (PB), Condado (PE), Conde (BA), Conde (PB), Condeúba (BA), Condor (RS), Cônego Marinho (MG), Confins (MG), Confresa (MT), Congo (PB), Congonhal (MG), Congonhas (MG), Congonhas do Norte (MG), Congonhinhas (PR), Conquista (MG), Conquista d’Oeste (MT), Conselheiro Lafaiete (MG), Conselheiro Mairinck (PR), Conselheiro Pena (MG), Consolação (MG), Constantina (RS), Contagem (MG), Contenda (PR), Contendas do Sincorá (BA), Coqueiral (MG), Coqueiro Baixo (RS), Coqueiros do Sul (RS), Coqueiro Seco (AL), Coração de Jesus (MG), Coração de Maria (BA), Corbélia (PR), Cordeiro (RJ), Cordeirópolis (SP), Cordeiros (BA), Cordilheira Alta (SC), Cordisburgo (MG), Cordislândia (MG), Coreaú(CE), Coremas (PB), Corguinho (MS), Coribe (BA), Corinto (MG), Cornélio Procópio (PR), Coroaci (MG), Coroados (SP), Coroatá (MA), Coromandel (MG), Coronel Barros (RS), Coronel Bicaco (RS), Coronel Domingos Soares (PR), Coronel Ezequiel (RN), Coronel Fabriciano (MG), Coronel Freitas (SC), Coronel João Pessoa (RN), Coronel João Sá (BA), Coronel José Dias (PI), Coronel Macedo (SP), Coronel Martins (SC), Coronel Murta (MG), Coronel Pacheco (MG), Coronel Pilar (RS), Coronel Sapucaia (MS), Coronel Vivida (PR), Coronel Xavier Chaves (MG), Córrego Danta (MG), Córrego do Bom Jesus (MG), Córrego do Ouro (GO), Córrego Fundo (MG), Córrego Novo (MG), Correia Pinto (SC), Corrente (PI), Correntes (PE), Correntina (BA), Cortês (PE), Corumbá (MS), Corumbá de Goiás (GO), Corumbaíba (GO), Corumbataí (SP), Corumbataí do Sul (PR), Corumbiara (RO), Corupá (SC), Coruripe (AL), Cosmópolis (SP), Cosmorama (SP), Costa Marques (RO), Costa Rica (MS), Cotegipe (BA), Cotia (SP), Cotiporã (RS), Cotriguaçu (MT), Couto de Magalhães (TO), Couto de Magalhães de Minas (MG), Coxilha (RS), Coxim (MS), Coxixola (PB), Craíbas (AL), Crateús (CE), Crato (CE), Cravinhos (SP), Cravolândia (BA), Criciúma (SC), Crisólita (MG), Crisópolis(BA), Crissiumal (RS), Cristais (MG), Cristais Paulista (SP), Cristal (RS), Cristalândia (TO), Cristalândia do Piauí (PI), Cristal do Sul (RS), Cristália (MG), Cristalina (GO), Cristiano Otoni (MG), Cristianópolis (GO), Cristina (MG), Cristinápolis (SE), Cristino Castro (PI), Cristópolis (BA), Crixás (GO), Crixás do Tocantins (TO), Croatá (CE), Cromínia (GO), Crucilândia (MG), Cruz (CE), Cruzália (SP), Cruz Alta (RS), Cruzaltense (RS), Cruz das Almas (BA), Cruz do Espírito Santo (PB), Cruzeiro (SP), Cruzeiro da Fortaleza (MG), Cruzeiro do Iguaçu (PR), Cruzeiro do Oeste (PR), Cruzeiro do Sul (AC), Cruzeiro do Sul (PR), Cruzeiro do Sul (RS), Cruzeta (RN), Cruzília (MG), Cruz Machado (PR), Cruzmaltina (PR), Cubatão (SP), Cubati (PB), Cuiabá (MT), Cuité (PB), Cuité de Mamanguape (PB), Cuitegi (PB), Cujubim (RO), Cumari (GO), Cumaru (PE), Cumaru do Norte (PA), Cumbe (SE), Cunha (SP), Cunha Porã (SC), Cunhataí (SC), Cuparaque (MG), Cupira (PE), Curaçá (BA), Curimatá (PI), Curionópolis (PA), Curitiba (PR), Curitibanos (SC), Curiúva (PR), Currais (PI), Currais Novos (RN), Curral de Cima (PB), Curral de Dentro (MG), Curralinho (PA), Curralinhos (PI), Curral Novo do Piauí (PI), Curral Velho (PB), Curuá (PA), Curuçá (PA), Cururupu (MA), Curvelândia (MT), Curvelo (MG), Custódia (PE), Cutias (AP), Damianópolis (GO), Damião (PB), Damolândia (GO), Darcinópolis (TO), Dário Meira (BA), Datas (MG), David Canabarro (RS), Davinópolis (GO), Davinópolis (MA), Delfim Moreira (MG), Delfinópolis (MG), Delmiro Gouveia (AL), Delta (MG), Demerval Lobão (PI), Denise (MT), Deodápolis (MS), Deputado Irapuan Pinheiro (CE), Derrubadas (RS), Descalvado (SP), Descanso (SC), Descoberto (MG), Desterro (PB), Desterro de Entre Rios (MG), Desterro do Melo (MG), Dezesseis de Novembro (RS), Diadema (SP), Diamante (PB), Diamante d’Oeste (PR), Diamante do Norte (PR), Diamante do Sul (PR), Diamantina (MG), Diamantino (MT), Dianópolis (TO), Dias d’Ávila (BA), Dilermando de Aguiar (RS), Diogo de Vasconcelos (MG), Dionísio (MG), Dionísio Cerqueira (SC), Diorama (GO), Dirce Reis (SP), Dirceu Arcoverde (PI), Divina Pastora (SE), Divinésia (MG), Divino (MG), Divino das Laranjeiras (MG), Divino de São Lourenço (ES), Divinolândia (SP), Divinolândia de Minas (MG), Divinópolis (MG), Divinópolis de Goiás (GO), Divinópolis do Tocantins (TO), Divisa Alegre (MG), Divisa Nova (MG), Divisópolis (MG), Dobrada (SP), Dois Córregos (SP), Dois Irmãos (RS), Dois Irmãos das Missões (RS), Dois Irmãos do Buriti (MS), Dois Irmãos do Tocantins (TO), Dois Lajeados (RS), Dois Riachos (AL), Dois Vizinhos (PR), Dolcinópolis (SP), Dom Aquino (MT), Dom Basílio (BA), Dom Bosco (MG), Dom Cavati (MG), Dom Eliseu (PA), Dom Expedito Lopes (PI), Dom Feliciano (RS), Domingos Martins (ES), Domingos Mourão (PI), Dom Inocêncio (PI), Dom Joaquim (MG), Dom Macedo Costa (BA), Dom Pedrito (RS), Dom Pedro (MA), Dom Pedro de Alcântara (RS), Dom Silvério (MG), Dom Viçoso (MG), Dona Emma (SC), Dona Eusébia (MG), Dona Francisca (RS), Dona Inês (PB), Dores de Campos (MG), Dores de Guanhães (MG), Dores do Indaiá (MG), Dores do Rio Preto (ES), Dores do Turvo (MG), Doresópolis (MG), Dormentes (PE), Douradina (MS), Douradina (PR), Dourado (SP), Douradoquara (MG), Dourados (MS), Doutor Camargo (PR), Doutor Maurício Cardoso (RS), Doutor Pedrinho (SC), Doutor Ricardo (RS), Doutor Severiano (RN), Doutor Ulysses (PR), Doverlândia (GO), Dracena (SP), Duartina (SP), Duas Barras (RJ), Duas Estradas (PB), Dueré (TO), Dumont (SP), Duque Bacelar (MA), Duque de Caxias (RJ), Durandé (MG), Echaporã (SP), Ecoporanga (ES), Edealina (GO), Edéia (GO), Eirunepé (AM), Eldorado (MS), Eldorado (SP), Eldorado dos Carajás (PA), Eldorado do Sul (RS), Elesbão Veloso (PI), Elias Fausto (SP), Eliseu Martins (PI), Elisiário (SP), Elísio Medrado (BA), Elói Mendes (MG), Emas (PB), Embaúba (SP), Embu das Artes (SP), Exu (PE), Embu-Guaçu(SP), Emilianópolis (SP), Encantado (RS), Encanto (RN), Encruzilhada (BA), Encruzilhada do Sul (RS), Enéas Marques (PR), Engenheiro Beltrão (PR), Engenheiro Caldas (MG), Engenheiro Coelho (SP), Engenheiro Navarro (MG), Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), Engenho Velho (RS), Entre Folhas (MG), Entre Ijuís (RS), Entre Rios (BA), Entre Rios (SC), Entre Rios de Minas (MG), Entre Rios do Oeste (PR), Entre Rios do Sul (RS), Envira (AM), Epitaciolândia (AC), Equador (RN), Erebango (RS), Erechim (RS), Ererê (CE), Érico Cardoso (BA), Ermo (SC), Ernestina (RS), Erval Grande (RS), Ervália (MG), Erval Seco (RS), Erval Velho (SC), Escada (PE), Esmeralda (RS), Esmeraldas (MG), Espera Feliz (MG), Esperança (PB), Esperança do Sul (RS), Esperança Nova (PR), Esperantina (PI), Esperantina (TO), Esperantinópolis (MA), Espigão Alto do Iguaçu (PR), Espigão d’Oeste (RO), Espinosa (MG), Espírito Santo (RN), Espírito Santo do Dourado (MG), Espírito Santo do Pinhal (SP), Espírito Santo do Turvo (SP), Esplanada (BA), Espumoso (RS), Estação (RS), Estância (SE), Estância Velha (RS), Esteio (RS), Estiva (MG), Estiva Gerbi (SP), Estreito (MA), Estrela (RS), Estrela Dalva (MG), Estrela de Alagoas (AL), Estrela d’Oeste (SP), Estrela do Indaiá (MG), Estrela do Norte (GO), Estrela do Norte (SP), Estrela do Sul (MG), Estrela Velha (RS), Euclides da Cunha (BA), Euclides da Cunha Paulista (SP), Eugênio de Castro (RS), Eugenópolis (MG), Eunápolis (BA), Eusébio (CE), Ewbank da Câmara (MG), Extrema (MG), Extremoz (RN), Exu (PE), Fagundes (PB), Fagundes Varela (RS), Faina (GO), Fama (MG), Faria Lemos (MG), Farias Brito (CE), Faro (PA), Farol (PR), Farroupilha (RS), Fartura (SP), Fartura do Piauí (PI), Fátima (BA), Fátima (TO), Fátima do Sul (MS), Faxinal (PR), Faxinal dos Guedes (SC), Faxinal do Soturno(RS), Faxinalzinho (RS), Fazenda Nova (GO), Fazenda Rio Grande (PR), Fazenda Vilanova (RS), Feijó (AC), Feira da Mata (BA), Feira de Santana (BA), Feira Grande (AL), Feira Nova (PE), Feira Nova (SE), Feira Nova do Maranhão (MA), Felício dos Santos (MG), Felipe Guerra (RN), Felisburgo (MG), Felixlândia (MG), Feliz (RS), Feliz Deserto (AL), Feliz Natal (MT), Fênix (PR), Fernandes Pinheiro (PR), Fernandes Tourinho (MG), Fernando de Noronha (PE), Fernando Falcão (MA), Fernando Pedroza (RN), Fernandópolis (SP), Fernando Prestes(SP), Fernão (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP), Ferreira Gomes (AP), Ferreiros (PE), Ferros (MG), Fervedouro (MG), Figueira (PR), Figueirão (MS), Figueirópolis (TO), Figueirópolis d’Oeste (MT), Filadélfia (BA), Filadélfia (TO), Firmino Alves (BA), Firminópolis (GO), Flexeiras (AL), Floraí (PR), Florânia (RN), Flora Rica (SP), Flor da Serra do Sul (PR), Flor do Sertão (SC), Floreal (SP), Flores (PE), Flores da Cunha (RS), Flores de Goiás (GO), Flores do Piauí (PI), Floresta (PE), Floresta (PR), Floresta Azul (BA), Floresta do Araguaia (PA), Floresta do Piauí (PI), Florestal (MG), Florestópolis (PR), Floriano (PI), Floriano Peixoto (RS), Florianópolis (SC), Flórida (PR), Flórida Paulista (SP), Florínea (SP), Fonte Boa (AM), Fontoura Xavier (RS), Formiga (MG), Formigueiro (RS), Formosa (GO), Formosa da Serra Negra (MA), Formosa do Oeste (PR), Formosa do Rio Preto (BA), Formosa do Sul (SC), Formoso (GO), Formoso (MG), Formoso do Araguaia (TO), Forquetinha (RS), Forquilha (CE), Forquilhinha (SC), Fortaleza (CE), Fortaleza de Minas (MG), Fortaleza dos Nogueiras (MA), Fortaleza dos Valos (RS), Fortaleza do Tabocão (TO), Fortim (CE), Fortuna (MA), Fortuna de Minas (MG), Foz do Iguaçu (PR), Foz do Jordão (PR), Fraiburgo (SC), Franca (SP), Francinópolis (PI), Francisco Alves (PR), Francisco Ayres (PI), Francisco Badaró (MG), Francisco Beltrão (PR), Francisco Dantas (RN), Francisco Dumont (MG), Francisco Macedo (PI), Francisco Morato(SP), Franciscópolis (MG), Francisco Sá (MG), Francisco Santos (PI), Franco da Rocha (SP), Frecheirinha (CE), Frederico Westphalen (RS), Frei Gaspar (MG), Frei Inocêncio (MG), Frei Lagonegro (MG), Frei Martinho (PB), Frei Miguelinho (PE), Frei Paulo (SE), Frei Rogério (SC), Fronteira (MG), Fronteira dos Vales (MG), Fronteiras (PI), Fruta de Leite (MG), Frutal (MG), Frutuoso Gomes (RN), Fundão (ES), Funilândia (MG), Gabriel Monteiro (SP), Gado Bravo (PB), Gália (SP), Galileia (MG), Galinhos (RN), Galvão (SC), Gameleira (PE), Gameleira de Goiás (GO), Gameleiras (MG), Gandu (BA), Garanhuns (PE), Gararu (SE), Garça (SP), Garibaldi (RS), Garopaba (SC), Garrafão do Norte (PA), Garruchos (RS), Garuva (SC), Gaspar (SC), Gastão Vidigal (SP), Gaúcha do Norte (MT), Gaurama (RS), Gavião (BA), Gavião Peixoto (SP), Geminiano (PI), General Câmara (RS), General Carneiro (MT), General Carneiro (PR), General Maynard (SE), General Salgado (SP), General Sampaio (CE), Gentil (RS), Gentio do Ouro (BA), Getulina (SP), Getúlio Vargas (RS), Gilbués (PI), Girau do Ponciano(AL), Giruá (RS), Glaucilândia (MG), Glicério (SP), Glória (BA), Glória de Dourados (MS), Glória d’Oeste (MT), Glória do Goitá (PE), Glorinha (RS), Godofredo Viana (MA), Godoy Moreira (PR), Goiabeira (MG), Goiana (PE), Goianá (MG), Goianápolis (GO), Goiandira (GO), Goianésia (GO), Goianésia do Pará (PA), Goiânia (GO), Goianinha (RN), Goianira (GO), Goianorte(TO), Goiás (GO), Goiatins (TO), Goiatuba (GO, Goioerê (PR), Goioxim (PR), Gonçalves (MG), Gonçalves Dias (MA), Gongogi (BA), Gonzaga (MG), Gouvêia (MG), Gouvelândia(GO), Governador Archer (MA), Governador Celso Ramos (SC), Governador Dix-Sept Rosado (RN), Governador Edison Lobão (MA), Governador Eugênio Barros (MA), Governador Jorge Teixeira (RO), Governador Lindenberg (ES), Governador Luiz Rocha (MA), Governador Mangabeira (BA), Governador Newton Bello (MA), Governador Nunes Freire (MA), Governador Valadares (MG), Graça (CE), Graça Aranha (MA), Graccho Cardoso (SE), Grajaú (MA), Gramado (RS), Gramado dos Loureiros (RS), Gramado Xavier (RS), Grandes Rios (PR), Granito (PE), Granja (CE), Granjeiro (CE), Grão Mogol (MG), Grão Pará (SC), Gravatá (PE), Gravataí (RS), Gravatal (SC), Groaíras (CE), Grossos (RN), Grupiara (MG), Guabiju (RS), Guabiruba (SC), Guaçuí (ES), Guadalupe (PI), Guaíba (RS), Guaiçara (SP), Guaimbê (SP), Guaíra (PR), Guaíra (SP), Guairaçá (PR), Guaiuba (CE), Guajará (AM), Guajará-Mirim (RO), Guajeru (BA), Guamaré (RN), Guamiranga (PR), Guanambi (BA), Guanhães (MG), Guapé (MG), Guapiaçu (SP), Guapiara (SP), Guapimirim (RJ), Guapirama (PR), Guapó (GO), Guaporema (PR), Guaporé (RS), Guará (SP), Guarabira (PB), Guaraçaí (SP), Guaraci (PR), Guaraci (SP), Guaraciaba (MG), Guaraciaba (SC), Guaraciaba do Norte (CE), Guaraciama (MG), Guaraí (TO), Guaraíta (GO), Guaramiranga (CE), Guaramirim (SC), Guaranésia (MG), Guarani (MG), Guaraniaçu (PR), Guarani das Missões (RS), Guarani de Goiás (GO), Guarani d’Oeste(SP), Guarantã (SP), Guarantã do Norte (MT), Guarapari (ES), Guarapuava (PR), Guaraqueçaba (PR), Guarará (MG), Guararapes (SP), Guararema (SP), Guaratinga (BA), Guaratinguetá (SP), Guaratuba (PR), Guarda-Mor (MG), Guareí (SP), Guariba (SP), Guaribas (PI), Guarinos (GO), Guarujá (SP), Guarujá do Sul (SC), Guarulhos (SP), Guatambu (SC), Guatapará(SP), Guaxupé (MG), Guia Lopes da Laguna (MS), Guidoval (MG), Guimarães (MA), Guimarânia (MG), Guiratinga (MT), Guiricema (MG), Gurinhatã (MG), Gurinhém (PB), Gurjão (PB), Gurupá (PA), Gurupi (TO), Guzolândia (SP), Harmonia (RS), Heitoraí (GO), Heliodora (MG), Heliópolis (BA), Herculândia (SP), Herval (RS), Herval d’Oeste (SC), Herveiras (RS), Hidrolândia (CE), Hidrolândia (GO), Hidrolina (GO), Holambra (SP), Honório Serpa (PR), Horizonte (CE), Horizontina (RS), Hortolândia (SP), Hugo Napoleão (PI), Hulha Negra (RS), Humaitá (AM), Humaitá (RS), Humberto de Campos (MA), Iacanga (SP), Iaciara (GO), Iacri (SP), Iaçu (BA), Iapu (MG), Iaras (SP), Iati (PE), Ibaiti (PR), Ibarama (RS), Ibaté (SP), Ibaretama (CE), Ibateguara (AL), Ibatiba (ES), Ibema (PR), Ibertioga (MG), Ibiá (MG), Ibiaçá (RS), Ibiaí (MG), Ibiam (SC), Ibiapina (CE), Ibiara (PB), Ibiassucê (BA), Ibicaraí (BA), Ibicaré (SC), Ibicoara (BA), Ibicuí (BA), Ibicuitinga (CE), Ibimirim (PE), Ibipeba (BA), Ibipitanga (BA), Ibiporã (PR), Ibiquera (BA), Ibirá (SP), Ibiracatu (MG), Ibiraci (MG), Ibiraçu (ES), Ibiraiaras (RS), Ibirajuba (PE), Ibirama (SC), Ibirapitanga (BA), Ibirapuã (BA), Ibirapuitã (RS), Ibirarema (SP), Ibirataia (BA), Ibirité (MG), Ibirubá (RS), Ibitiara (BA), Ibitinga (SP), Ibitirama (ES), Ibititá (BA), Ibitiúra de Minas(MG), Ibituruna (MG), Ibiúna (SP), Ibotirama (BA), Icapuí (CE), Içara (SC), Icaraí de Minas (MG), Icaraíma (PR), Icatu (MA), Icém (SP), Ichu (BA), Icó (CE), Iconha (ES), Ielmo Marinho (RN), Iepê (SP), Igaci (AL), Igaporã (BA, Igaraçu do Tietê (SP), Igaracy (PB), Igarapava (SP), Igarapé (MG), Igarapé-Açu (PA), Igarapé do Meio (MA), Igarapé Grande (MA), Igarapé-Mirim(PA), Igarassu (PE), Igaratá (SP), Igaratinga (MG), Igrapiúna (BA), Igreja Nova (AL), Igrejinha (RS), Iguaba Grande (RJ), Iguaí (BA), Iguape (SP), Iguaraci (PE), Iguaraçu (PR), Iguatama(MG), Iguatemi (MS), Iguatu (CE), Iguatu (PR), Ijaci (MG), Ijuí (RS), Ilhabela (SP), Ilha Comprida (SP), Ilha das Flores (SE), Ilha de Itamaracá (PE), Ilha Grande (PI), Ilha Solteira (SP), Ilhéus (BA), Ilhota (SC), Ilicínea (MG), Ilópolis (RS), Imaculada (PB), Imaruí (SC), Imbaú (PR), Imbé (RS), Imbé de Minas (MG), Imbituba (SC), Imbituva (PR), Imbuia (SC), Imigrante (RS), Imperatriz (MA), Inaciolândia (GO), Inácio Martins (PR), Inajá (PE), Inajá (PR), Inconfidentes (MG), Indaiabira (MG), Indaial (SC), Indaiatuba (SP), Independência (CE), Independência (RS), Indiana (SP), Indianópolis (MG), Indianópolis (PR), Indiaporã (SP), Indiara (GO), Indiaroba (SE), Indiavaí (MT), Ingá (PB), Ingaí (MG), Ingazeira (PE), Inhacorá (RS), Inhambupe (BA), Inhangapi (PA), Inhapi (AL), Inhapim (MG), Inhaúma (MG), Inhuma (PI), Inhumas (GO), Inimutaba (MG), Inocência (MS), Inúbia Paulista (SP), Iomerê (SC), Ipaba (MG), Ipameri (GO), Ipanema (MG), Ipanguaçu (RN), Ipaporanga (CE), Ipatinga (MG), Ipaussu (SP), Ipaumirim (CE), Ipê (RS), Ipecaetá (BA), Iperó (SP), Ipeúna (SP), Ipiaçu (MG), Ipiaú (BA), Ipiguá (SP), Ipirá (BA), Ipiranga (PR), Ipiranga de Goiás (GO), Ipiranga do Norte (MT), Ipiranga do Piauí (PI), Ipiranga do Sul (RS), Ipira (SC), Ipixuna (AM), Ipixuna do Pará (PA), Ipojuca (PE), Iporá (GO), Iporã (PR), Iporã do Oeste (SC), Iporanga (SP), Ipu (CE), Ipuã (SP), Ipuaçu (SC), Ipubi (PE), Ipueira (RN), Ipueiras (CE), Ipueiras (TO), Ipuiuna (MG), Ipumirim (SC), Ipupiara (BA), Iracema (CE), Iracema (RR), Iracema do Oeste (PR), Iracemápolis (SP), Iraceminha (SC), Iraí (RS), Iraí de Minas (MG), Irajuba (BA), Iramaia (BA), Iranduba (AM), Irani (SC), Irapuã (SP), Irapuru (SP),Iraquara (BA), Irará (BA), Irati (PR), Irati (SC), Irauçuba (CE), Irecê (BA), Iretama (PR), Irineópolis (SC), Irituia (PA), Irupi (ES), Isaías Coelho (PI), Israelândia (GO), Itá (SC), Itaara (RS), Itabaiana (PB), Itabaiana (SE), Itabaianinha (SE), Itabela (BA), Itaberaba (BA), Itaberá (SP), Itaberaí (GO), Itabi (SE), Itabira (MG), Itabirinha (MG), Itabirito (MG), Itaboraí (RJ), Itabuna (BA), Itacajá (TO), Itacambira (MG), Itacarambi (MG), Itacaré (BA), Itacoatiara (AM), Itacuruba (PE), Itacurubi (RS), Itaetê (BA), Itagi (BA), Itagibá (BA), Itagimirim (BA), Itaguaçu da Bahia (BA), Itaguaçu (ES), Itaguaí (RJ), Itaguajé (PR), Itaguara (MG), Itaguari (GO), Itaguaru (GO), Itaguatins (TO), Itaí (SP), Itaíba (PE), Itaiçaba (CE), Itainópolis (PI), Itaiópolis (SC), Itaipava do Grajaú(MA), Itaipé (MG), Itaipulândia (PR), Itaitinga (CE), Itaituba (PA), Itajá (GO), Itajá (RN), Itajaí (SC), Itajobi (SP), Itaju (SP), Itajubá (MG), Itaju do Colônia (BA), Itajuípe (BA), Italva (RJ), Itamaraju (BA), Itamarandiba (MG), Itamarati (AM), Itamarati de Minas (MG), Itamari (BA), Itambacuri (MG), Itambaracá (PR), Itambé (BA), Itambé (PE), Itambé (PR), Itambé do Mato Dentro (MG), Itamogi (MG), Itamonte (MG), Itanagra (BA), Itanhaém (SP), Itanhandu (MG), Itanhangá (MT), Itanhém (BA), Itanhomi (MG), Itaobim (MG), Itaocara (RJ), Itaóca (SP), Itapaci (GO), Itapajé (CE), Itapagipe (MG), Itaparica (BA), Itapé (BA), Itapebi (BA), Itapecerica (MG), Itapecerica da Serra (SP), Itapecuru-Mirim (MA), Itapejara d’Oeste (PR), Itapema (SC), Itapemirim (ES), Itaperuçu (PR), Itaperuna (RJ), Itapetim (PE), Itapetinga (BA), Itapetininga (SP), Itapeva (MG), Itapeva (SP), Itapevi (SP), Itapicuru (BA), Itapipoca (CE), Itapira (SP), Itapiranga(AM), Itapiranga (SC), Itapirapuã (GO), Itapirapuã Paulista (SP), Itapiratins (TO), Itapissuma (PE), Itapitanga (BA), Itapiúna (CE), Itapoá (SC), Itápolis (SP), Itaporã (MS), Itaporã do Tocantins (TO), Itaporanga (PB), Itaporanga (SP), Itaporanga d’Ajuda (SE), Itapororoca (PB), Itapuã do Oeste (RO), Itapuca (RS), Itapuí (SP), Itapura (SP), Itapuranga (GO), Itaquaquecetuba(SP), Itaquara (BA), Itaqui (RS), Itaquiraí (MS), Itaquitinga (PE), Itarana (ES), Itarantim (BA), Itararé (SP), Itarema (CE), Itariri (SP), Itarumã (GO), Itati (RS), Itatiaia (RJ), Itatiaiuçu (MG), Itatiba (SP), Itatiba do Sul (RS), Itatim (BA), Itatinga (SP), Itatira (CE), Itatuba (PB), Itaú (RN), Itaubal (AP), Itaúba (MT), Itauçu (GO), Itaú de Minas (MG), Itaueira (PI), Itaúna (MG), Itaúna do Sul (PR), Itaverava (MG), Itinga (MG), Itinga do Maranhão (MA), Itiquira (MT), Itirapina (SP), Itirapuã (SP), Itiruçu (BA), Itiúba (BA), Itobi (SP), Itororó (BA), Itu (SP), Ituaçu (BA), Ituberá (BA), Itueta (MG), Ituiutaba (MG), Itumbiara (GO), Itumirim (MG), Itupeva (SP), Itupiranga (PA), Ituporanga (SC), Iturama (MG), Itutinga (MG), Ituverava (SP), Iuiú (BA), Iúna (ES), Ivaí (PR), Ivaiporã (PR), Ivaté (PR), Ivatuba (PR), Ivinhema (MS), Ivolândia (GO), Ivorá (RS), Ivoti (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Jaborá (SC), Jaborandi (BA), Jaborandi (SP), Jaboticaba (RS), Jaboticabal (SP), Jaboticatubas (MG), Jaboti (PR), Jaçanã (RN), Jacaraci (BA), Jacaraú (PB), Jacareacanga (PA), Jacaré dos Homens (AL), Jacareí (SP), Jacarezinho (PR), Jaci (SP), Jaciara (MT), Jacinto (MG), Jacinto Machado (SC), Jacobina (BA), Jacobina do Piauí (PI), Jacuí (MG), Jacuípe (AL), Jacuizinho (RS), Jacundá (PA), Jacupiranga (SP), Jacutinga (MG), Jacutinga (RS), Jaguapitã (PR), Jaguaquara (BA), Jaguaraçu (MG), Jaguarão (RS), Jaguarari (BA), Jaguaré (ES), Jaguaretama (CE), Jaguari (RS), Jaguariaíva (PR), Jaguaribara (CE), Jaguaribe (CE), Jaguaripe (BA), Jaguariúna (SP), Jaguaruana (CE), Jaguaruna (SC), Jaíba (MG), Jaicós (PI), Jales (SP), Jambeiro (SP), Jampruca (MG), Janaúba (MG), Jandaia (GO), Jandaia do Sul (PR), Jandaíra (BA), Jandaíra (RN), Jandira (SP), Janduís (RN), Jangada (MT), Janiópolis (PR), Januária (MG), Japaraíba (MG), Japaratinga (AL), Japaratuba (SE), Japeri (RJ), Japi (RN), Japira (PR), Japoatã (SE), Japonvar (MG), Japorã (MS), Japurá (AM), Japurá (PR), Jaqueira (PE), Jaquirana (RS), Jaraguá (GO), Jaraguá do Sul (SC), Jaraguari (MS), Jaramataia (AL), Jardim (CE), Jardim (MS), Jardim Alegre (PR), Jardim de Angicos (RN), Jardim de Piranhas (RN), Jardim do Mulato (PI), Jardim do Seridó (RN), Jardim Olinda (PR), Jardinópolis (SC), Jardinópolis (SP), Jari (RS), Jarinu (SP), Jaru (RO), Jataí (GO), Jataizinho (PR), Jataúba (PE), Jateí (MS), Jati (CE), Jatobá (MA), Jatobá (PE), Jatobá do Piauí (PI), Jaú (SP), Jaú do Tocantins (TO), Jaupaci (GO), Jauru (MT), Jeceaba (MG), Jenipapo de Minas (MG), Jenipapo dos Vieiras (MA), Jequeri (MG), Jequiá da Praia (AL), Jequié (BA), Jequitaí (MG), Jequitibá (MG), Jequitinhonha (MG), Jeremoabo (BA), Jericó (PB), Jeriquara (SP), Jerônimo Monteiro (ES), Jerumenha (PI), Jesuânia (MG), Jesuítas (PR), Jesúpolis (GO), Jijoca de Jericoacoara (CE), Ji-Paraná (RO), Jiquiriçá (BA), Jitaúna (BA), Joaçaba (SC), Joaíma (MG), Joanésia (MG), Joanópolis (SP), João Alfredo (PE), João Câmara (RN), João Costa (PI), João Dias (RN), Nova Ibiá (BA), Nova Iguaçu (RJ), Nova Iguaçu de Goiás (GO), Nova Independência (SP), Nova Iorque (MA), Nova Ipixuna (PA), Novais (SP), Nova Itaberaba (SC), Nova Itarana (BA), Nova Lacerda (MT), Nova Laranjeiras (PR), Nova Lima (MG), Nova Londrina (PR), Nova Luzitânia (SP), Nova Mamoré (RO), Nova Marilândia (MT), Nova Maringá (MT), Nova Módica (MG), Nova Monte Verde (MT), Nova Mutum (MT), Nova Nazaré (MT), Nova Odessa (SP), Nova Olímpia (MT), Nova Olímpia (PR), Nova Olinda (CE), Nova Olinda (PB), Nova Olinda (TO), Nova Olinda do Maranhão (MA), Nova Olinda do Norte (AM), Nova Pádua (RS), Nova Palma (RS), Nova Palmeira (PB), Nova Petrópolis (RS), Nova Ponte (MG), Nova Porteirinha (MG), Nova Prata (RS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Nova Ramada (RS), Nova Redenção (BA), Nova Resende (MG), Nova Roma (GO), Nova Roma do Sul (RS), Nova Rosalândia (TO), Nova Russas (CE), Nova Santa Bárbara (PR), Nova Santa Helena (MT), Nova Santa Rita (PI), Nova Santa Rita (RS), Nova Santa Rosa(PR), Nova Serrana (MG), Nova Soure (BA), Nova Tebas (PR), Nova Timboteua (PA), Nova Trento (SC), Nova Ubiratã (MT), Nova União (MG), Nova União (RO), Nova Venécia (ES), Nova Veneza (GO), Nova Veneza (SC), Nova Viçosa (BA), Nova Xavantina (MT), Novo Acordo (TO), Novo Alegre (TO), Novo Aripuanã (AM), Novo Airão (AM), Novo Barreiro (RS), Novo Brasil (GO), Novo Cabrais (RS), Novo Cruzeiro (MG), Novo Gama (GO), Novo Hamburgo (RS), Novo Horizonte (BA), Novo Horizonte (SC), Novo Horizonte (SP), Novo Horizonte do Norte (MT), Novo Horizonte do Oeste (RO), Novo Horizonte do Sul (MS), Novo Itacolomi (PR), Novo Jardim (TO), Novo Lino (AL), Novo Machado (RS), Novo Mundo (MT), Novo Oriente (CE), Novo Oriente de Minas (MG), Novo Oriente do Piauí (PI), Novo Planalto (GO), Novo Progresso (PA), Novo Repartimento (PA), Novorizonte (MG), Novo Santo Antônio (MT), Novo Santo Antônio (PI), Novo São Joaquim (MT), Novo Tiradentes (RS), Novo Triunfo (BA), Novo Xingu (RS), Nuporanga (SP), Óbidos (PA), Ocara (CE), Ocauçu (SP), Oeiras (PI), Oeiras do Pará(PA), Oiapoque (AP), Olaria (MG), Óleo (SP), Olho d’Água (PB), Olho d’Água das Cunhãs (MA), Olho d’Água das Flores (AL), Olho d’Água do Borges (RN), Olho d’Água do Casado (AL), Olho d’Água do Piauí (PI), Olho d’Água Grande (AL), Olhos-d’Água (MG), Olímpia (SP), Olímpio Noronha (MG), Olinda (PE), Olinda Nova do Maranhão (MA), Olindina (BA), Olivedos(PB), Oliveira (MG), Oliveira de Fátima (TO), Oliveira dos Brejinhos (BA), Oliveira Fortes (MG), Olivença (AL), Onça de Pitangui (MG), Onda Verde (SP), Oratórios (MG), Oriente (SP), Orindiúva (SP), Oriximiná (PA), Orizânia (MG), Orizona (GO), Orlândia (SP), Orleans (SC), Orobó (PE), Orocó (PE), Orós (CE), Ortigueira (PR), Osasco (SP), Oscar Bressane (SP), Osório (RS), Osvaldo Cruz (SP), Otacílio Costa (SC), Ourém (PA), Ouriçangas (BA), Ouricuri (PE), Ourilândia do Norte (PA), Ourinhos (SP), Ourizona (PR), Ouro (SC), Ouro Branco (AL),Ouro Branco(MG), Ouro Branco (RN), Ouroeste (SP), Ouro Fino (MG), Ourolândia (BA), Ouro Preto (MG), Ouro Preto do Oeste (RO), Ouro Velho (PB), Ouro Verde (SC), Ouro Verde (SP), Ouro Verde de Goiás (GO), Ouro Verde de Minas (MG), Ouro Verde do Oeste (PR), Ouvidor (GO), Pacaembu (SP), Pacajá (PA), Pacajus (CE), Pacaraima (RR), Pacatuba (CE), Pacatuba (SE), Paço do Lumiar (MA), Pacoti (CE), Pacujá (CE), Padre Bernardo (GO), Padre Carvalho (MG), Padre Marcos (PI), Padre Paraíso (MG), Paes Landim (PI), Paial (SC), Paiçandu (PR), Paim Filho (RS), Paineiras (MG), Painel (SC), Pains (MG), Pai Pedro (MG), Paiva (MG), Pajeú do Piauí (PI), Palestina (AL), Palestina (SP), Palestina de Goiás (GO), Palestina do Pará (PA), Palhano (CE), Palhoça (SC), Palma (MG), Palmácia (CE), Palmares (PE), Palmares do Sul (RS), Palmares Paulista (SP), Palmas (PR), Palmas (TO), Palmas de Monte Alto (BA), Palma Sola (SC), Palmeira (PR), Palmeira (SC), Palmeira das Missões (RS), Palmeira d’Oeste (SP), Palmeira do Piauí (PI), Palmeira dos Índios (AL), Palmeirais (PI), Palmeirândia(MA), Palmeirante (TO), Palmeiras (BA), Palmeiras de Goiás (GO), Palmeiras do Tocantins (TO), Palmeirina (PE), Palmeirópolis (TO), Palmelo (GO), Palminópolis (GO), Palmital (PR), Palmital (SP), Palmitinho (RS), Palmitos (SC), Palmópolis (MG), Palotina (PR), Panamá (GO), Panambi (RS), Pancas (ES), Panelas (PE), Panorama (SP), Pantano Grande (RS), Pão de Açúcar (AL), Papagaios (MG), Papanduva (SC), Paquetá (PI), Paracambi (RJ), Paracatu (MG), Paracuru (CE), Pará de Minas (MG), Paragominas (PA), Paraguaçu (MG), Paraguaçu Paulista (SP), Paraí (RS), Paraíba do Sul (RJ), Paraibano (MA), Paraibuna (SP), Paraipaba (CE), Paraíso (SC), Paraíso (SP), Paraíso das Águas (MS), Paraíso do Norte (PR), Paraíso do Sul (RS), Paraíso do Tocantins (TO), Paraisópolis (MG), Parambu (CE), Paramirim (BA), Paramoti (CE), Paraná (RN), Paranã (TO), Paranacity (PR), Paranaguá (PR), Paranaíba(MS), Paranaiguara (GO), Paranaíta (MT), Paranapanema (SP), Paranapoema (PR), Paranapuã (SP), Paranatama (PE), Paranatinga (MT), Paranavaí (PR), Paranhos (MS), Paraopeba (MG), Parapuã (SP), Parari (PB), Paratinga (BA), Paraty (RJ), Paraú (RN), Parauapebas (PA), Paraúna (GO), Parazinho (RN), Pardinho (SP), Pareci Novo (RS), Parecis (RO), Parelhas (RN), Pariconha (AL), Parintins (AM), Paripiranga (BA), Paripueira (AL), Pariquera-Açu (SP), Parisi (SP), Parnaguá (PI), Parnaíba (PI), Parnamirim (PE), Parnamirim (RN), Parnarama (MA), Parobé (RS), Passabém (MG), Passa-e-Fica (RN), Passagem (PB), Passagem (RN), Passagem Franca (MA), Passagem Franca do Piauí (PI), Passa-Quatro (MG), Passa-Sete (RS), Passa Tempo (MG), Passa-Vinte (MG), Passira (PE), Passo de Camaragibe (AL), Passo de Torres (SC), Passo do Sobrado (RS), Passo Fundo (RS), Passos (MG), Passos Maia (SC), Pastos Bons (MA), Patis (MG), Pato Bragado (PR), Pato Branco (PR), Patos (PB), Patos de Minas (MG), Patos do Piauí (PI), Patrocínio (MG), Patrocínio do Muriaé (MG), Patrocínio Paulista (SP), Patu (RN), Paty do Alferes (RJ), Pau Brasil (BA), Paudalho (PE), Pau-d’Arco (PA), Pau-d’Arco (TO), Pau-d’Arco do Piauí (PI), Pau dos Ferros (RN), Pauini (AM), Paula Cândido (MG), Paula Freitas (PR), Paulicéia (SP), Paulínia (SP), Paulino Neves (MA), Paulista (PB), Paulista (PE), Paulistana (PI), Paulistânia (SP), Paulistas (MG), Paulo Afonso(BA), Paulo Bento (RS), Paulo de Faria (SP), Paulo Frontin (PR), Paulo Jacinto (AL), Paulo Lopes (SC), Paulo Ramos (MA), Pavão (MG), Paverama (RS), Pavussu (PI), Peabiru (PR), Peçanha (MG), Pederneiras (SP), Pé de Serra (BA), Pedra (PE), Pedra Azul (MG), Pedra Bela (SP), Pedra Bonita (MG), Pedra Branca (CE), Pedra Branca (PB), Pedra Branca do Amapari (AP), Pedra do Anta (MG), Pedra do Indaiá (MG), Pedra Dourada (MG), Pedra Grande (RN), Pedra Lavrada (PB), Pedralva (MG), Pedra Mole (SE), Pedranópolis (SP), Pedrão (BA), Pedra Preta (MT), Pedra Preta (RN), Pedras Altas (RS), Pedras de Fogo (PB), Pedras de Maria da Cruz (MG), Pedras Grandes (SC), Pedregulho (SP), Pedreira (SP), Pedreiras (MA), Pedrinhas (SE), Pedrinhas Paulista (SP), Pedrinópolis (MG), Pedro Afonso (TO), Pedro Alexandre (BA), Pedro Avelino (RN), Pedro Canário (ES), Pedro de Toledo (SP), Pedro do Rosário (MA), Pedro Gomes (MS), Pedro II (PI), Pedro Laurentino (PI), Pedro Leopoldo (MG), Pedro Osório (RS), Pedro Régis (PB), Pedro Teixeira (MG), Pedro Velho (RN), Peixe (TO), Peixe-Boi (PA), Peixoto de Azevedo (MT), Pejuçara (RS), Pelotas (RS), Penaforte (CE), Penalva (MA), Penápolis (SP), Pendências (RN), Penedo (AL), Penha (SC), Pentecoste(CE), Pequeri (MG), Pequi (MG), Pequizeiro (TO), Perdigão (MG), Perdizes (MG), Perdões (MG), Pereira Barreto (SP), Pereiras (SP), Pereiro (CE), Peri Mirim (MA), Periquito (MG), Peritiba (SC), Peritoró (MA), Perobal (PR), Pérola (PR), Pérola d’Oeste (PR), Perolândia (GO), Peruíbe (SP), Pescador (MG), Pescaria Brava (SC), Pesqueira (PE), Petrolândia (PE), Petrolândia (SC), Petrolina (PE), Petrolina de Goiás (GO), Petrópolis (RJ), Piaçabuçu (AL), Piacatu (SP), Piancó (PB), Piatã (BA), Piau (MG), Picada Café (RS), Piçarra (PA), Picos (PI), Picuí (PB), Piedade (SP), Piedade de Caratinga (MG), Piedade de Ponte Nova (MG), Piedade do Rio Grande (MG), Piedade dos Gerais (MG), Piên (PR), Pilão Arcado (BA), Pilar (AL), Pilar (PB), Pilar de Goiás (GO), Pilar do Sul (SP), Pilões (PB), Pilões (RN), Pilõezinhos (PB), Pimenta (MG), Pimenta Bueno (RO), Pimenteiras (PI), Pimenteiras do Oeste (RO), Pindaí(BA), Pindamonhangaba (SP), Pindaré-Mirim (MA), Pindoba (AL), Pindobaçu (BA), Pindorama (SP), Pindorama do Tocantins (TO), Pindoretama (CE), Pingo d’Água (MG), Pinhais (PR), Pinhal (RS), Pinhalão (PR), Pinhal da Serra (RS), Pinhal de São Bento (PR), Pinhal Grande (RS), Pinhalzinho (SC), Pinhalzinho (SP), Pinhão (PR), Pinhão (SE), Pinheiral (RJ), Pinheirinho do Vale (RS), Pinheiro (MA), Pinheiro Machado (RS), Pinheiro Preto (SC), Pinheiros (ES), Pintadas (BA), Pinto Bandeira (RS), Pintópolis (MG), Pio IX (PI), Pio XII (MA), Piquerobi (SP), Piquet Carneiro (CE), Piquete (SP), Piracaia (SP), Piracanjuba (GO), Piracema (MG), Piracicaba (SP), Piracuruca (PI), Piraí (RJ), Piraí do Norte (BA), Piraí do Sul (PR), Piraju (SP), Pirajuba (MG), Pirajuí (SP), Pirambu (SE), Piranga (MG), Pirangi (SP), Piranguçu (MG), Piranguinho (MG), Piranhas (AL), Piranhas (GO), Pirapemas (MA), Pirapetinga (MG), Pirapó (RS), Pirapora (MG), Pirapora do Bom Jesus (SP), Pirapozinho (SP), Piraquara (PR), Piraquê (TO), Pirassununga (SP), Piratini (RS), Piratininga (SP), Piratuba (SC), Piraúba (MG), Pirenópolis (GO), Pires do Rio (GO), Pires Ferreira (CE), Piripá (BA), Piripiri (PI), Piritiba (BA), Pirpirituba (PB), Pitanga (PR), Pitangueiras (PR), Pitangueiras (SP), Pitangui (MG), Pitimbu (PB), Pium (TO), Piúma (ES), Piumhi (MG), Placas (PA), Plácido de Castro (AC), Planaltina (GO), Planaltina do Paraná (PR), Planaltino (BA), Planalto (BA), Planalto (PR), Planalto (RS), Planalto (SP), Planalto Alegre (SC), Planalto da Serra (MT), Planura (MG), Platina (SP), Poá (SP), Poção (PE), Poção de Pedras (MA), Pocinhos (PB), Poço Branco (RN), Poço Dantas (PB), Poço das Antas (RS), Poço das Trincheiras (AL), Poço de José de Moura (PB), Poções (BA), Poço Fundo (MG), Poconé (MT), Poço Redondo (SE), Poços de Caldas (MG), Poço Verde (SE), Pocrane (MG), Pojuca (BA), Poloni (SP), Pombal (PB), Pombos (PE), Pomerode (SC), Pompeia (SP), Pompéu (MG), Pongaí (SP), Ponta de Pedras (PA), Ponta Gross(PR), Pontal (SP), Pontal do Araguaia (MT), Pontal do Paraná (PR), Pontalina (GO), Pontalinda (SP), Pontão (RS), Ponta Porã (MS), Ponte Alta (SC), Ponte Alta do Bom Jesus (TO), Ponte Alta do Norte (SC), Ponte Alta do Tocantins (TO), Ponte Branca (MT), Ponte Nova (MG), Ponte Preta (RS), Pontes e Lacerda (MT), Ponte Serrada (SC), Pontes Gestal (SP), Ponto Belo (ES), Ponto Chique (MG), Ponto dos Volantes (MG), Ponto Novo (BA), Populina (SP), Porangaba (SP), Poranga (CE), Porangatu (GO), Porciúncula (RJ), Porecatu (PR), Portalegre (RN), Portão (RS), Porteirão (GO), Porteiras (CE), Porteirinha (MG), Portel (PA), Portelândia (GO), Porto (PI), Porto Acre (AC), Porto Alegre (RS), Porto Alegre do Norte (MT), Porto Alegre do Piauí (PI), Porto Alegre do Tocantins (TO), Porto Amazonas (PR), Porto Barreiro (PR), Porto Belo (SC), Porto Calvo (AL), Porto da Folha (SE), Porto de Moz (PA), Porto de Pedras(AL), Porto do Mangue (RN), Porto dos Gaúchos (MT), Porto Esperidião (MT), Porto Estrela (MT), Porto Feliz (SP), Porto Ferreira (SP), Porto Firme (MG), Porto Franco (MA), Porto Grande (AP), Porto Lucena (RS), Porto Mauá (RS), Porto Murtinho (MS), Porto Nacional (TO), Porto Real (RJ), Porto Real do Colégio (AL), Porto Rico (PR), Porto Rico do Maranhão (MA), Porto Seguro (BA), Porto União (SC), Porto Velho (RO), Porto Vera Cruz (RS), Porto Vitória (PR), Porto Walter (AC), Porto Xavier (RS), Posse (GO), Poté (MG), Potengi (CE), Potim(SP), Potiraguá (BA), Potirendaba (SP), Potiretama (CE), Pouso Alegre (MG), Pouso Alto (MG), Pouso Novo (RS), Pouso Redondo (SC), Poxoréu (MT), Pracinha (SP), Pracuuba (AP), Prado (BA), Prado Ferreira (PR), Pradópolis (SP), Prados (MG), Praia Grande (SC), Praia Grande (SP), Praia Norte (TO), Prainha (PA), Pranchita (PR), Prata (MG), Prata (PB), Prata do Piauí (PI), Pratânia (SP), Pratápolis (MG), Pratinha (MG), Presidente Alves (SP), Presidente Bernardes (MG), Presidente Bernardes (SP), Presidente Castelo Branco (PR), Presidente Castelo Branco (SC), Presidente Dutra (BA), Presidente Dutra (MA), Presidente Epitácio (SP), Presidente Figueiredo (AM), Presidente Getúlio (SC), Presidente Jânio Quadros (BA), Presidente Juscelino (MA), Presidente Juscelino (MG), Presidente Kennedy (ES), Presidente Kennedy (TO), Presidente Kubitschek (MG), Presidente Lucena (RS), Presidente Médici(MA), Presidente Médici (RO), Presidente Nereu (SC), Presidente Olegário (MG), Presidente Prudente (SP), Presidente Sarney (MA), Presidente Tancredo Neves (BA), Presidente Vargas (MA), Presidente Venceslau (SP), Primavera (PA), Primavera (PE), Primavera de Rondônia (RO), Primavera do Leste (MT), Primeira Cruz (MA), Primeiro de Maio (PR), Princesa (SC), Princesa Isabel (PB), Professor Jamil (GO), Progresso (RS), Promissão (SP), Propriá (SE), Protásio Alves (RS), Prudente de Morais (MG), Prudentópolis (PR), Pugmil (TO), Pureza (RN), Putinga (RS), Puxinanã (PB), Quadra (SP), Quaraí (RS), Quartel Geral (MG), Quarto Centenário (PR), Quatá (SP), Quatiguá (PR), Quatipuru (PA), Quatis (RJ), Quatro Barras (PR), Quatro Irmãos (RS), Quatro Pontes (PR), Quebrangulo (AL), Quedas do Iguaçu (PR), Queimada Nova (PI), Queimadas (BA), Queimadas (PB), Queimados (RJ), Queiroz (SP), Queluzito(MG), Queluz (SP), Querência do Norte (PR), Querência (MT), Quevedos (RS), Quijingue (BA), Quilombo (SC), Quinta do Sol (PR), Quintana (SP), Quinze de Novembro (RS), Quipapá (PE), Quirinópolis (GO), Quissamã (RJ), Quitandinha (PR), Quiterianópolis (CE), Quixaba (PB), Quixaba (PE), Quixabeira (BA), Quixadá (CE), Quixelô (CE), Quixeramobim (CE), Quixeré (CE), Rafael Fernandes (RN), Rafael Godeiro (RN), Rafael Jambeiro (BA), Rafard (SP), Ramilândia (PR), Rancharia (SP), Rancho Alegre d’Oeste (PR), Rancho Alegre (PR), Rancho Queimado (SC), Raposa (MA), Raposos (MG), Raul Soares (MG), Realeza (PR), Rebouças (PR), Recife (PE), Recreio (MG), Recursolândia (TO), Redenção (CE), Redenção (PA), Redenção da Serra (SP), Redenção do Gurguéia (PI), Redentora (RS), Reduto (MG), Regeneração (PI), Regente Feijó (SP), Reginópolis (SP), Registro (SP), Relvado (RS), Remanso (BA), Remígio (PB), Renascença (PR), Reriutaba (CE), Resende (RJ), Resende Costa (MG), Reserva do Cabaçal (MT), Reserva do Iguaçu (PR), Reserva (PR), Resplendor (MG), Ressaquinha (MG), Restinga (SP), Restinga Seca (RS), Retirolândia (BA), Riachão (MA), Riachão (PB), Riachão das Neves (BA), Riachão do Bacamarte (PB), Riachão do Dantas (SE), Riachão do Jacuípe (BA), Riachão do Poço (PB), Riachinho (MG), Riachinho (TO), Riacho da Cruz (RN), Riacho das Almas (PE), Riacho de Santana (BA), Riacho de Santana (RN), Riacho de Santo Antônio (PB), Riacho dos Cavalos (PB), Riacho dos Machados (MG), Riacho Frio (PI), Riachuelo (RN), Riachuelo (SE), Rialma (GO), Rianápolis (GO), Ribamar Fiquene (MA), Ribas do Rio Pardo (MS), Ribeira (SP), Ribeira do Amparo (BA), Ribeira do Piauí (PI), Ribeira do Pombal (BA), Ribeirão (PE), Ribeirão Bonito (SP), Ribeirão Branco (SP), Ribeirão Cascalheira(MT), Ribeirão Claro (PR), Ribeirão Corrente (SP), Ribeirão das Neves (MG), Ribeirão do Largo (BA), Ribeirão do Pinhal (PR), Ribeirão dos Índios (SP), Ribeirão do Sul (SP), Ribeirão Grande (SP), Ribeirão Pires (SP), Ribeirão Preto (SP), Ribeirão Vermelho (MG), Ribeirãozinho (MT), Ribeiro Gonçalves (PI), Ribeirópolis (SE), Rifaina (SP), Rincão (SP), Rinópolis (SP), Rio Acima (MG), Rio Azul (PR), Rio Bananal (ES), Rio Bom (PR), Rio Bonito (RJ), Rio Bonito do Iguaçu (PR), Rio Branco (AC), Rio Branco (MT), Rio Branco do Ivaí (PR), Rio Branco do Sul (PR), Rio Brilhante (MS), Rio Casca (MG), Rio Claro (RJ), Rio Claro (SP), Rio Crespo (RO), Rio da Conceição (TO), Rio das Antas (SC), Rio das Flores (RJ), Rio das Ostras (RJ), Rio das Pedras (SP), Rio de Contas (BA), Rio de Janeiro (RJ), Rio do Antônio (BA), Rio do Campo (SC), Rio Doce (MG), Rio do Fogo (RN), Rio do Oeste (SC), Rio do Pires (BA), Rio do Prado (MG), Rio dos Bois (TO), Rio dos Cedros (SC), Rio dos Índios (RS), Rio do Sul (SC), Rio Espera (MG), Rio Formoso (PE), Rio Fortuna (SC), Rio Grande (RS), Rio Grande da Serra (SP), Rio Grande do Piauí (PI), Riolândia (SP), Rio Largo (AL), Rio Manso (MG), Rio Maria (PA), Rio Negrinho (SC), Rio Negro (MS), Rio Negro (PR), Rio Novo (MG), Rio Novo do Sul (ES), Rio Paranaíba (MG), Rio Pardo (RS), Rio Pardo de Minas (MG), Rio Piracicaba (MG), Rio Pomba (MG), Rio Preto (MG), Rio Preto da Eva (AM), Rio Quente (GO), Salvador do Sul (RS), Salvaterra (PA), Sambaíba (MA), Sampaio (TO), Sananduva (RS), Sanclerlândia (GO), Sandolândia (TO), Sandovalina (SP), Sangão (SC), Sanharó (PE), Santa Adélia (SP), Santa Albertina (SP), Santa Amélia (PR), Santa Bárbara (BA), Santa Bárbara (MG), Santa Bárbara de Goiás (GO), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Santa Bárbara do Leste (MG), Santa Bárbara do Monte Verde (MG), Santa Bárbara do Pará (PA), Santa Bárbara do Sul (RS), Santa Bárbara do Tugúrio (MG), Santa Branca (SP), Santa Brígida (BA), Santa Carmem (MT), Santa Cecília (PB), Santa Cecília (SC), Santa Cecília do Pavão (PR), Santa Cecília do Sul (RS), Santa Clara d’Oeste (SP), Santa Clara do Sul (RS), Santa Cruz (PB), Santa Cruz (PE), Santa Cruz (RN), Santa Cruz Cabrália (BA), Santa Cruz da Baixa Verde (PE), Santa Cruz da Conceição (SP), Santa Cruz da Esperança (SP), Santa Cruz da Vitória (BA), Santa Cruz das Palmeiras (SP), Santa Cruz de Goiás (GO), Santa Cruz de Minas (MG), Santa Cruz de Monte Castelo (PR), Santa Cruz de Salinas (MG), Santa Cruz do Arari (PA), Santa Cruz do Capibaribe (PE), Santa Cruz do Escalvado (MG), Santa Cruz do Piauí (PI), Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Santa Cruz do Sul (RS), Santa Cruz do Xingu (MT), Santa Cruz dos Milagres (PI), Santa Efigênia de Minas (MG), Santa Ernestina (SP), Santa Fé (PR), Santa Fé de Goiás (GO), Santa Fé de Minas (MG), Santa Fé do Araguaia (TO), Santa Fé do Sul (SP), Santa Filomena (PE), Santa Filomena (PI), Santa Filomena do Maranhão (MA), Santa Gertrudes (SP), Santa Helena (MA), Santa Helena (PB), Santa Helena (PR), Santa Helena (SC), Santa Helena de Goiás (GO), Santa Helena de Minas (MG), Santa Inês (BA), Santa Inês (MA), Santa Inês (PB), Santa Inês (PR), Santa Isabel (GO), Santa Isabel (SP), Santa Isabel do Ivaí (PR), Santa Isabel do Pará (PA), Santa Isabel do Rio Negro (AM), Santa Izabel do Oeste (PR), Santa Juliana (MG), Santa Leopoldina (ES), Santa Lúcia (PR), Santa Lúcia (SP),Santa Luz (BA), Santa Luz (PI), Santa Luzia (BA),Santa Luzia (MA), Santa Luzia (MG), Santa Luzia (PB), Santa Luzia d’Oeste (RO), Santa Luzia do Itanhy (SE), Santa Luzia do Norte (AL), Santa Luzia do Pará (PA), Santa Luzia do Paruá (MA), Santa Margarida (MG), Santa Margarida do Sul (RS), Santa Maria (RN), Santa Maria (RS), Santa Maria da Boa Vista (PE), Santa Maria das Barreiras (PA), Santa Maria da Serra (SP), Santa Maria da Vitória (BA), Santa Maria de Itabira (MG), Santa Maria do Cambucá (PE), Santa Maria do Herval (RS), Santa Maria de Jetibá (ES), Santa Maria do Oeste (PR), Santa Maria do Pará (PA), Santa Maria do Salto (MG), Santa Maria do Suaçuí (MG), Santa Maria do Tocantins (TO), Santa Maria Madalena (RJ), Santa Mariana (PR), Santa Mercedes (SP), Santa Mônica (PR), Santana (AP), Santana (BA), Santana da Boa Vista (RS), Santana da Ponte Pensa (SP), Santana da Vargem (MG), Santana de Cataguases (MG), Santana de Mangueira (PB), Santana de Parnaíba (SP), Santana de Pirapama (MG), Santana do Acaraú (CE), Santana do Araguaia (PA), Santana do Cariri (CE), Santana do Deserto (MG), Santana do Garambéu (MG), Santana do Ipanema (AL), Santana do Itararé (PR), Santana do Jacaré (MG), Santana do Livramento (RS), Santana do Manhuaçu (MG), Santana do Maranhão (MA), Santana do Matos (RN), Santana do Mundaú (AL), Santana do Paraíso (MG), Santana do Piauí (PI), Santana do Riacho (MG), Santo Antônio do Palma (RS), Santo Antônio do Paraíso (PR), Santo Antônio do Pinhal (SP), Santo Antônio do Planalto (RS), Santo Antônio do Retiro (MG), Santo Antônio do Rio Abaixo (MG), Santo Antônio dos Lopes (MA), Santo Antônio dos Milagres (PI), Santo Antônio do Sudoeste (PR), Santo Antônio do Tauá (PA), Santo Augusto (RS), Santo Cristo (RS), Santo Estêvão (BA), Santo Expedito (SP), Santo Expedito do Sul (RS), Santo Hipólito (MG), Santo Inácio (PR), Santo Inácio do Piauí (PI), Santópolis do Aguapeí (SP), Santos (SP), Santos Dumont (MG), São Benedito (CE), São Benedito do Rio Preto (MA), São Benedito do Sul (PE), São Bento (MA), São Bento (PB), São Bento Abade (MG), São Bento de Pombal(PB), São Bento do Norte (RN), São Bento do Sapucaí (SP), São Bento do Sul (SC), São Bento do Tocantins (TO), São Bento do Trairi (RN), São Bento do Una (PE), São Bernardino (SC), São Bernardo (MA), São Bernardo do Campo (SP), São Bonifácio (SC), São Borja (RS), São Brás (AL), São Brás do Suaçuí (MG), São Braz do Piauí (PI), São Caetano (PE), São Caetano de Odivelas (PA), São Caetano do Sul (SP), São Carlos (SC), São Carlos (SP), São Carlos do Ivaí (PR), São Cristóvão (SE), São Cristóvão do Sul (SC), São Desidério(BA), São Domingos (BA), Santana do São Francisco (SE), Santana do Seridó (RN), Santana dos Garrotes (PB), Santana dos Montes (MG), Santanópolis (BA), Santa Quitéria (CE), Santa Quitéria do Maranhão (MA), Santarém (PA), Santarém Novo (PA), Santa Rita (MA), Santa Rita (PB), Santa Rita de Caldas (MG), Santa Rita de Cássia (BA), Santa Rita de Jacutinga (MG), Santa Rita de Minas (MG), Santa Rita do Araguaia (GO), Santa Rita d’Oeste (SP), Santa Rita de Ibitipoca (MG), Santa Rita do Itueto (MG), Santa Rita do Novo Destino (GO), Santa Rita do Pardo (MS), Santa Rita do Passa Quatro (SP), Santa Rita do Sapucaí (MG), Santa Rita do Tocantins (TO), Santa Rita do Trivelato (MT), Santa Rosa (RS), Santa Rosa da Serra (MG), Santa Rosa de Goiás (GO), Santa Rosa de Lima (SC), Santa Rosa de Lima (SE), Santa Rosa de Viterbo (SP), Santa Rosa do Piauí (PI), Santa Rosa do Purus (AC), Santa Rosa do Sul (SC), Santa Rosa do Tocantins(TO), Santa Salete (SP), Santa Teresa (ES), Santa Teresinha (BA), Santa Teresinha (PB), Santa Tereza (RS), Santa Tereza de Goiás (GO), Santa Tereza do Oeste (PR), Santa Tereza do Tocantins (TO), Santa Terezinha (MT), Santa Terezinha (PE), Santa Terezinha (SC), Santa Terezinha de Goiás (GO), Santa Terezinha de Itaipu (PR), Santa Terezinha do Progresso (SC), Santa Terezinha do Tocantins (TO), Santa Vitória (MG), Santa Vitória do Palmar (RS), Santiago (RS), Santiago do Sul (SC), Santo Afonso (MT), Santo Amaro (BA), Santo Amaro da Imperatriz (SC), Santo Amaro das Brotas (SE), Santo Amaro do Maranhão (MA), Santo Anastácio (SP), Santo André (PB), Santo André (SP), Santo Ângelo (RS), Santo Antônio (RN), Santo Antônio da Alegria (SP), Santo Antônio da Barra (GO), Santo Antônio da Patrulha (RS), Santo Antônio da Platina (PR), Santo Antônio das Missões (RS), Santo Antônio de Goiás (GO), Santo Antônio de Jesus (BA), Santo Antônio de Lisboa (PI), Santo Antônio de Pádua (RJ), Santo Antônio de Posse (SP), Santo Antônio do Amparo (MG), Santo Antônio do Aracanguá (SP), Santo Antônio do Aventureiro (MG), Santo Antônio do Caiuá (PR), Santo Antônio do Descoberto (GO), Santo Antônio do Grama (MG), Santo Antônio do Içá (AM), Santo Antônio do Itambé (MG), Santo Antônio do Jacinto (MG), Santo Antônio do Jardim (SP), Santo Antônio do Leste (MT), Santo Antônio do Leverger (MT), Santo Antônio do Monte (MG), São Domingos (GO), São Domingos (PB), São Domingos (SC), São Domingos (SE), São Domingos das Dores (MG), São Domingos do Araguaia (PA), São Domingos do Azeitão (MA), São Domingos do Capim (PA), São Domingos do Cariri (PB), São Domingos do Maranhão (MA), São Domingos do Norte (ES), São Domingos do Prata (MG), São Domingos do Sul (RS), São Felipe (BA), São Felipe d’Oeste (RO), São Félix (BA), São Félix de Balsas (MA), São Félix de Minas (MG), São Félix do Araguaia (MT), São Félix do Coribe (BA), São Félix do Piauí (PI), São Félix do Tocantins (TO), São Félix do Xingu (PA), São Fernando (RN), São Fidélis (RJ), São Francisco (MG), São Francisco (PB), São Francisco (SE), São Francisco (SP), São Francisco de Assis (RS), São Francisco de Assis do Piauí (PI), São Francisco de Goiás (GO), São Francisco de Itabapoana (RJ), São Francisco de Paula (MG), São Francisco de Paula (RS), São Francisco de Sales (MG), São Francisco do Brejão (MA), São Francisco do Conde (BA), São Francisco do Glória (MG), São Francisco do Guaporé (RO), São Francisco do Maranhão (MA), São Francisco do Oeste (RN), São Francisco do Pará (PA), São Francisco do Piauí (PI), São Francisco do Sul(SC), São Gabriel (BA), São Gabriel (RS), São Gabriel da Cachoeira (AM), São Gabriel da Palha (ES), São Gabriel do Oeste (MS), São Geraldo (MG), São Geraldo da Piedade (MG), São Geraldo do Araguaia (PA), São Geraldo do Baixio (MG), São Gonçalo (RJ), São Gonçalo do Abaeté (MG), São Gonçalo do Amarante (CE), São Gonçalo do Amarante (RN), São Gonçalo do Gurguéia (PI), São Gonçalo do Pará (MG), São Gonçalo do Piauí (PI), São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), São Gonçalo do Rio Preto (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), São Gonçalo dos Campos (BA), São José do Jacuri (MG), São José do Mantimento (MG), São José do Norte (RS), São José do Ouro (RS), São José do Peixe (PI), São José do Piauí (PI), São José do Povo (MT), São José do Rio Claro (MT), São José do Rio Pardo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José do Sabugi (PB), São José dos Ausentes (RS), São José dos Basílios (MA), São José dos Campos (SP), São José dos Cordeiros (PB), São José do Seridó (RN), São José dos Pinhais (PR), São José dos Quatro Marcos (MT), São José dos Ramos (PB), São José do Sul (RS), São José do Vale do Rio Preto (RJ), São José do Xingu (MT), São Julião (PI), São Leopoldo (RS), São Lourenço (MG), São Lourenço da Mata (PE), São Lourenço da Serra (SP), São Lourenço do Oeste (SC), São Lourenço do Piauí (PI), São Lourenço do Sul (RS), São Ludgero (SC), São Luís (MA), São Luís (RR), São Luís de Montes Belos (GO), São Luís do Curu (CE), São Luís do Norte (GO), São Luís do Piauí (PI), São Luís do Quitunde (AL), São Luiz do Paraitinga (SP), São Luiz Gonzaga (RS), São Luís Gonzaga do Maranhão (MA), São Mamede (PB), São Gotardo (MG), São Jerônimo (RS), São Jerônimo da Serra (PR), São João (PE), São João (PR), São João Batista (MA), São João Batista (SC), São João Batista do Glória (MG), São João da Baliza (RR), São João da Barra (RJ), São João da Boa Vista (SP), São João da Canabrava (PI), São João da Fronteira (PI), São João da Lagoa (MG), São João d’Aliança (GO), São João da Mata (MG), São João da Paraúna (GO), São João da Ponta (PA), São João da Ponte (MG), São João das Duas Pontes (SP), São João da Serra (PI), São João das Missões (MG), São João da Urtiga (RS), São João da Varjota (PI), São João de Iracema (SP), São João del-Rei (MG), São João de Meriti (RJ), São João de Pirabas (PA), São João do Araguaia (PA), São João do Arraial (PI), São João do Caiuá (PR), São João do Cariri (PB), São João do Caru (MA), São João do Itaperiú (SC), São João do Ivaí (PR), São João do Jaguaribe (CE), São João do Manhuaçu (MG), São João do Manteninha (MG), São João do Oeste (SC), São João do Oriente (MG), São João do Pacuí (MG), São João do Paraíso (MA), São João do Paraíso (MG), São João do Pau-d’Alho (SP), São João do Piauí (PI), São João do Polêsine (RS), São João do Rio do Peixe (PB), São João do Sabugi (RN), São João do Soter (MA), São João dos Patos (MA), São João do Sul (SC), São João do Tigre (PB), São João do Triunfo (PR), São João Evangelista (MG), São João Nepomuceno (MG), São Joaquim (SC), São Joaquim da Barra (SP), São Joaquim de Bicas (MG), São Joaquim do Monte (PE), São Jorge (RS), São Jorge d’Oeste (PR), São Jorge do Ivaí (PR), São Jorge do Patrocínio (PR), São José (SC), São José da Barra (MG), São José da Bela Vista (SP), São José da Boa Vista (PR), São José da Coroa Grande (PE), São José da Lagoa Tapada (PB), São José da Laje (AL), São José da Lapa (MG), São José da Safira (MG), São José das Missões (RS), São José das Palmeiras (PR), São José da Tapera (AL), São José da Varginha (MG), São José da Vitória (BA), São José de Caiana (PB), São José de Espinharas (PB), São José de Mipibu (RN), São José de Piranhas (PB), São José de Princesa (PB), São José de Ribamar (MA), São José de Ubá (RJ), São José do Alegre (MG), São José do Barreiro (SP), São José do Belmonte (PE), São José do Bonfim (PB), São José do Brejo do Cruz (PB), São José do Calçado (ES), São José do Campestre (RN), São José do Cedro (SC), São José do Cerrito (SC), São José do Divino (MG), São José do Divino (PI), São José do Egito (PE), São José do Goiabal (MG), São José do Herval (RS), São José do Hortêncio (RS), São José do Inhacorá (RS), São José do Jacuípe (BA), São Manoel do Paraná (PR), São Manuel (SP), São Marcos (RS), São Martinho (RS), São Martinho (SC), São Martinho da Serra (RS), São Mateus (ES), São Mateus do Maranhão (MA), São Mateus do Sul (PR), São Miguel (RN), São Miguel Arcanjo (SP), São Miguel da Baixa Grande (PI), São Miguel da Boa Vista (SC), São Miguel das Matas (BA), São Miguel das Missões (RS), São Miguel de Taipu (PB), São Miguel do Aleixo (SE), São Miguel do Anta (MG), São Miguel do Araguaia (GO), São Miguel do Fidalgo (PI), São Miguel do Gostoso (RN), São Miguel do Guamá (PA), São Miguel do Guaporé (RO), São Miguel do Iguaçu (PR), São Miguel do Oeste (SC), São Miguel do Passa-Quatro (GO), São Miguel dos Campos (AL), São Vicente do Sul (RS), São Vicente Ferrer (MA), São Vicente Ferrer (PE), Sapé (PB), Sapeaçu (BA), Sapezal (MT), Sapiranga (RS), Sapopema (PR),Sapucaia (PA), Sapucaia (RJ), Sapucaia do Sul (RS), Sapucaí-Mirim (MG), Saquarema (RJ), Sarandi (PR), Sarandi (RS), Sarapuí (SP), Sardoá (MG), Sarutaiá (SP), Sarzedo (MG), Sátiro Dias (BA), Satuba(AL), Satubinha (MA), Saubara (BA), Saudade do Iguaçu (PR), Saudades (SC), Saúde (BA), Schroeder (SC), Seabra (BA), Seara (SC), Sebastianópolis do Sul (SP), Sebastião Barros(PI), Sebastião Laranjeiras (BA), Sebastião Leal (PI), Seberi (RS), Sede Nova (RS), Segredo (RS), Selbach (RS), Selvíria (MS), Sem-Peixe (MG), Senador Alexandre Costa (MA), Senador Amaral (MG), Senador Canedo (GO), Senador Cortes (MG), Senador Elói de Souza (RN), Senador Firmino (MG), Senador Georgino Avelino (RN), Senador Guiomard (AC), Senador José Bento (MG), Senador José Porfírio (PA), Senador La Rocque (MA), Senador Modestino Gonçalves (MG), Senador Pompeu (CE), Senador Rui Palmeira (AL), São Miguel dos Milagres (AL), São Miguel do Tapuio (PI), São Miguel do Tocantins (TO), São Nicolau (RS), São Patrício (GO), São Paulo (SP), São Paulo das Missões (RS), São Paulo de Olivença (AM), São Paulo do Potengi (RN), São Pedro (RN), São Pedro (SP), São Pedro da Água Branca (MA), São Pedro da Aldeia (RJ), São Pedro da Cipa (MT), São Pedro da Serra (RS), São Pedro das Missões (RS), São Pedro da União (MG), São Pedro de Alcântara (SC), São Pedro do Butiá (RS), São Pedro do Iguaçu (PR), São Pedro do Ivaí (PR), São Pedro do Paraná (PR), São Pedro do Piauí (PI), São Pedro dos Crentes (MA), São Pedro dos Ferros (MG), São Pedro do Suaçuí (MG), São Pedro do Sul (RS), São Pedro do Turvo (SP), São Rafael (RN), São Raimundo das Mangabeiras (MA), São Raimundo do Doca Bezerra (MA), São Raimundo Nonato (PI), São Roberto (MA), São Romão (MG), São Roque (SP), São Roque de Minas (MG), São Roque do Canaã (ES), São Salvador do Tocantins (TO), São Sebastião (AL), São Sebastião (SP), São Sebastião da Amoreira (PR), São Sebastião da Bela Vista (MG), São Sebastião da Boa Vista (PA), São Sebastião da Grama (SP), São Sebastião da Vargem Alegre (MG), São Sebastião de Lagoa de Roça (PB), São Sebastião do Alto (RJ), São Sebastião do Anta (MG), São Sebastião do Caí (RS), São Sebastião do Maranhão (MG), São Sebastião do Oeste (MG), São Sebastião do Paraíso(MG), São Sebastião do Passé (BA), São Sebastião do Rio Preto (MG), São Sebastião do Rio Verde (MG), São Sebastião do Tocantins (TO), São Sebastião do Uatumã (AM), São Sebastião do Umbuzeiro (PB), São Sepé (RS), São Simão (GO), São Simão (SP), São Thomé das Letras (MG), São Tiago (MG), São Tomás de Aquino (MG), São Tomé (PR), São Tomé (RN), São Valentim do Sul (RS), São Valentim (RS), São Valério da Natividade (TO), São Valério do Sul (RS), São Vendelino (RS), São Vicente (RN), São Vicente (SP)São Vicente de Minas (MG), Senador Sá(CE), Senador Salgado Filho (RS), Sena Madureira (AC), Sengés (PR), Senhora de Oliveira (MG), Senhora do Porto (MG), Senhora dos Remédios (MG), Senhor do Bonfim (BA), Sentinela do Sul (RS), Sento Sé (BA), Serafina Corrêa (RS), Sericita (MG), Seridó (PB), Seringueiras (RO), Sério (RS), Seritinga (MG), Seropédica (RJ), Serra (ES), Serra Alta (SC), Serra Azul (SP), Serra Azul de Minas (MG), Serra Branca (PB), Serra Caiada (RN), Serra da Raiz (PB), Serra da Saudade (MG), Serra de São Bento (RN), Serra do Mel (RN), Serra do Navio (AP), Serra do Ramalho (BA), Serra dos Aimorés (MG), Serra do Salitre (MG), Serra Dourada (BA), Serra Grande (PB), Serrana (SP), Serrania (MG), Serra Negra (SP), Serra Negra do Norte (RN), Serrano do Maranhão (MA), Serranópolis (GO), Serranópolis de Minas (MG), Serranópolis do Iguaçu (PR), João Dourado (BA), João Lisboa (MA), João Monlevade (MG), João Neiva (ES), João Pessoa (PB), João Pinheiro (MG), João Ramalho (SP), Joaquim Felício (MG), Joaquim Gomes (AL), Joaquim Nabuco (PE), Joaquim Pires (PI), Joaquim Távora (PR), Joca Claudino (PB), Joca Marques (PI), Jóia (RS), Joinville (SC), Jordânia (MG), Jordão(AC), José Boiteux (SC), José Bonifácio (SP), José da Penha (RN), José de Freitas (PI), José Gonçalves de Minas (MG), Joselândia (MA), Josenópolis (MG), José Raydan (MG), Joviânia (GO), Juara (MT), Juarez Távora (PB), Juarina (TO), Juatuba (MG), Juazeirinho (PB), Juazeiro (BA), Juazeiro do Norte (CE), Juazeiro do Piauí (PI), Jucás (CE), Jucati (PE), Jucuruçu (BA), Jucurutu (RN), Juína (MT), Juiz de Fora (MG), Júlio Borges (PI), Júlio de Castilhos (RS), Júlio Mesquita (SP), Jumirim (SP), Junco do Maranhão (MA), Junco do Seridó (PB), Jundiá (AL), Jundiá (RN), Jundiaí (SP), Jundiaí do Sul (PR), Junqueiro (AL), Junqueirópolis (SP), Jupi (PE), Jupiá (SC), Juquiá (SP), Juquitiba (SP), Juramento (MG), Juranda (PR), Jurema(PE), Jurema (PI), Juripiranga (PB), Juru (PB), Juruá (AM), Juruaia (MG), Juruena (MT), Juruti (PA), Juscimeira (MT), Jussara (BA), Jussara (GO), Jussara (PR), Jussari (BA), Jussiape (BA), Jutaí (AM), Juti (MS), Juvenília (MG), Kaloré (PR), Lábrea (AM), Lacerdópolis (SC), Ladainha (MG), Ladário (MS), Lafaiete Coutinho (BA), Lagamar (MG), Lagarto (SE), Lages (SC), Lagoa (PB), Lagoa Alegre (PI), Lagoa Bonita do Sul (RS), Lagoa da Canoa (AL), Lagoa da Confusão (TO), Lagoa d’Anta (RN), Lagoa da Prata (MG), Lagoa de Dentro (PB), Lagoa de Itaenga (PE), Lagoa de Pedras (RN), Lagoa de São Francisco (PI), Lagoa de Velhos (RN), Lagoa do Barro do Piauí (PI), Lagoa do Carro (PE), Lagoa do Mato (MA), Lagoa do Ouro (PE), Lagoa do Piauí (PI), Lagoa dos Gatos (PE), Lagoa do Sítio (PI), Lagoa dos Patos (MG), Lagoa dos Três Cantos (RS), Lagoa do Tocantins (TO), Lagoa Dourada (MG), Lagoa Formosa (MG), Lagoa Grande (MG), Lagoa Grande (PE), Lagoa Grande do Maranhão (MA), Lagoa Nova (RN), Lagoão (RS), Lagoa Real (BA), Lagoa Salgada (RN), Lagoa Santa (GO), Lagoa Santa (MG), Lagoa Seca (PB), Lagoa Vermelha (RS), Lago da Pedra (MA), Lago do Junco (MA), Lago dos Rodrigues (MA), Lagoinha (SP), Lagoinha do Piauí (PI), Lago Verde(MA), Laguna (SC), Laguna Carapã (MS), Laje (BA), Lajeado (RS), Lajeado (TO), Lajeado do Bugre (RS), Lajeado Grande (SC), Lajeado Novo (MA), Lajedão (BA), Lajedinho (BA), Lajedo (PE), Lajedo do Tabocal (BA), Laje do Muriaé (RJ), Lajes (RN), Lajes Pintadas (RN), Lajinha (MG), Lamarão (BA), Lambari (MG), Lambari d’Oeste (MT), Lamim (MG), Landri Sales(PI), Lapa (PR), Lapão (BA), Laranja da Terra (ES), Laranjal (MG), Laranjal (PR), Laranjal do Jari (AP), Laranjal Paulista (SP), Laranjeiras (SE), Laranjeiras do Sul (PR), Lassance (MG), Lastro (PB), Laurentino (SC), Lauro de Freitas (BA), Lauro Müller (SC), Lavandeira (TO), Lavínia (SP), Lavras (MG), Lavras da Mangabeira (CE), Lavras do Sul (RS), Lavrinhas (SP), Leandro Ferreira (MG), Lebon Régis (SC), Leme (SP), Leme do Prado (MG), Lençóis (BA), Lençóis Paulista (SP), Leoberto Leal (SC), Leopoldina (MG), Leopoldo de Bulhões (GO), Leópolis (PR), Liberato Salzano (RS), Liberdade (MG), Licínio de Almeida (BA), Lidianópolis (PR), Lima Campos (MA), Lima Duarte (MG), Limeira (SP), Limeira do Oeste (MG), Limoeiro (PE), Limoeiro de Anadia (AL), Limoeiro do Ajuru (PA), Limoeiro do Norte (CE), Lindoeste (PR), Lindóia (SP), Lindóia do Sul (SC), Lindolfo Collor (RS), Linha Nova (RS), Linhares (ES), Lins (SP), Livramento (PB), Livramento de Nossa Senhora (BA), Lizarda (TO), Loanda (PR), Lobato (PR), Logradouro (PB), Londrina (PR), Lontra (MG), Lontras (SC), Lorena (SP), Loreto (MA), Lourdes (SP), Louveira (SP), Lucas do Rio Verde (MT), Lucélia (SP), Lucena (PB), Lucianópolis (SP), Luciara (MT), Lucrécia (RN), Luís Antônio (SP), Luisburgo (MG), Luís Alves (SC), Luís Correia (PI), Luís Domingues (MA), Luís Eduardo Magalhães (BA), Luís Gomes (RN), Luisiana (PR), Luisiânia (SP), Luislândia (MG), Luminárias (MG), Lunardelli (PR), Lupércio (SP), Lupionópolis (PR), Lutécia (SP), Luz (MG), Luzerna (SC), Luziânia (GO), Luzilândia (PI), Luzinópolis (TO), Macaé (RJ), Macaíba (RN), Macajuba (BA), Maçambará (RS), Macambira (SE), Macapá (AP), Macaparana (PE), Macarani (BA), Macatuba (SP), Macau (RN), Macaubal (SP), Macaúbas (BA), Macedônia (SP), Maceió (AL), Machacalis (MG), Machadinho (RS), Machadinho d’Oeste (RO), Machado (MG), Machados (PE), Macieira (SC), Macuco (RJ), Macururé (BA), Madalena (CE), Madeiro (PI), Madre de Deus (BA), Madre de Deus de Minas (MG), Mãe d’Água (PB), Mãe do Rio (PA), Maetinga (BA), Mafra (SC), Magalhães Barata (PA), Magalhães de Almeida (MA), Magda (SP), Magé (RJ), Maiquinique (BA), Mairi(BA), Mairinque (SP), Mairiporã (SP), Mairipotaba (GO), Major Gercino (SC), Major Isidoro (AL), Major Sales (RN), Major Vieira (SC), Malacacheta (MG), Malhada (BA), Malhada de Pedras (BA), Malhada dos Bois (SE), Malhador (SE), Mallet (PR), Malta (PB), Mamanguape (PB), Mambaí (GO), Mamborê (PR), Mamonas (MG), Mampituba (RS), Manacapuru (AM), Manaíra (PB), Manaquiri (AM), Manari (PE), Manaus (AM), Mâncio Lima (AC), Mandaguaçu (PR), Mandaguari (PR), Mandirituba (PR), Manduri (SP), Manfrinópolis (PR), Manga (MG), Mangaratiba (RJ), Mangueirinha (PR), Manhuaçu (MG), Manhumirim (MG), Manicoré (AM), Manoel Emídio (PI), Manoel Ribas (PR), Manoel Urbano (AC), Manoel Viana (RS), Manoel Vitorino (BA), Mansidão (BA), Mantena (MG), Mantenópolis (ES), Maquiné (RS), Maraã (AM), Marabá (PA), Marabá Paulista (SP), Maracaçumé (MA), Maracaí (SP), Maracajá (SC), Maracaju (MS), Maracanã (PA), Maracanaú (CE), Maracás (BA), Maragogi (AL), Maragogipe (BA), Maraial (PE), Marajá do Sena (MA), Maranguape (CE), Maranhãozinho (MA), Marapanim(PA), Marapoama (SP), Mara Rosa (GO), Maratá (RS), Marataízes (ES), Maraú (BA), Marau (RS), Maravilha (AL), Maravilha (SC), Maravilhas (MG), Marcação (PB), Marcelândia(MT), Marcelino Ramos (RS), Marcelino Vieira (RN), Marcionílio Souza (BA), Marco (CE), Marcolândia (PI), Marcos Parente (PI), Mar de Espanha (MG), Marechal Cândido Rondon(PR), Marechal Deodoro (AL), Marechal Floriano (ES), Marechal Thaumaturgo (AC), Marema (SC), Mari (PB), Maria da Fé (MG), Maria Helena (PR), Marialva (PR), Mariana (MG), Mariana Pimentel (RS), Mariano Moro (RS), Marianópolis do Tocantins (TO), Mariápolis (SP), Maribondo (AL), Maricá (RJ), Marilac (MG), Marilândia (ES), Marilândia do Sul (PR), Marilena (PR), Marília (SP), Mariluz (PR), Maringá (PR), Marinópolis (SP), Mário Campos (MG), Mariópolis (PR), Maripá (PR), Maripá de Minas (MG), Marituba (PA), Marizópolis (PB), Marliéria (MG), Marmeleiro (PR), Marmelópolis (MG), Marques de Souza (RS), Marquinho (PR), Martinho Campos (MG), Martinópole (CE), Martinópolis (SP), Martins (RN), Martins Soares (MG), Maruim (SE), Marumbi (PR), Mar Vermelho (AL), Marzagão (GO), Mascote (BA), Massapê (CE), Massapê do Piauí (PI), Massaranduba (PB), Massaranduba (SC), Mata (RS), Mata de São João (BA), Mata Grande (AL), Matão (SP), Mataraca (PB), Mata Roma (MA), Mata Verde (MG), Mateiros (TO), Matelândia (PR), Materlândia (MG), Mateus Leme (MG), Mathias Lobato (MG), Matias Barbosa (MG), Matias Cardoso (MG), Matias Olímpio (PI), Matina (BA), Matinha (MA), Matinhas (PB), Matinhos (PR), Matipó (MG), Mato Castelhano (RS), Matões (MA), Matões do Norte (MA), Mato Grosso (PB), Mato Leitão (RS), Mato Queimado (RS), Mato Rico (PR), Matos Costa (SC), Mato Verde (MG), Matozinhos (MG), Matrinchã (GO), Matriz de Camaragibe (AL), Matupá (MT), Maturéia (PB), Matutina (MG), Mauá (SP), Mauá da Serra (PR), Maués (AM), Maurilândia (GO), Maurilândia do Tocantins (TO), Mauriti (CE), Maxaranguape (RN), Maximiliano de Almeida (RS), Mazagão (AP), Medeiros (MG), Medeiros Neto (BA), Medianeira (PR), Medicilândia (PA), Medina (MG), Meleiro (SC), Melgaço (PA), Mendes (RJ), Mendes Pimentel (MG), Mendonça (SP), Mercedes (PR), Mercês (MG), Meridiano (SP), Meruoca (CE), Mesópolis (SP), Mesquita (MG), Mesquita (RJ), Messias(AL), Messias Targino (RN), Miguel Alves (PI), Miguel Calmon (BA), Miguel Leão (PI), Miguelópolis (SP), Miguel Pereira (RJ), Milagres (BA), Milagres (CE), Milagres do Maranhão (MA), Milhã (CE), Milton Brandão (PI), Mimoso de Goiás (GO), Mimoso do Sul (ES), Minaçu (GO), Minador do Negrão (AL), Minas do Leão (RS), Minas Novas (MG), Minduri (MG), Mineiros (GO), Mineiros do Tietê (SP), Ministro Andreazza (RO), Mirabela (MG), Miracatu (SP), Miracema (RJ), Miracema do Tocantins (TO), Mirador (MA), Mirador (PR), Miradouro (MG), Mira Estrela (SP), Miraguaí (RS), Miraí (MG), Miraíma (CE), Miranda (MS), Miranda do Norte (MA), Mirandiba (PE), Mirandópolis (SP), Mirangaba (BA), Miranorte (TO), Mirante (BA), Mirante da Serra (RO), Mirante do Paranapanema (SP), Miraselva (PR), Mirassol (SP), Mirassolândia (SP), Mirassol d’Oeste (MT), Miravânia (MG), Mirim Doce (SC), Mirinzal (MA), Missal (PR), Missão Velha (CE), Mocajuba (PA), Mococa (SP), Modelo (SC), Moeda (MG), Moema (MG), Mogeiro (PB), Mogi das Cruzes (SP), Mogi Guaçu (SP), Mogi Mirim (SP), Moiporá (GO), Moita Bonita (SE), Moju (PA), Mojuí dos Campos (PA), Mombaça (CE), Mombuca (SP), Monção (MA), Monções (SP), Mondaí (SC), Mongaguá (SP), Monjolos (MG), Monsenhor Gil(PI), Monsenhor Hipólito (PI), Monsenhor Paulo (MG), Monsenhor Tabosa (CE), Montadas (PB), Montalvânia (MG), Montanha (ES), Montanhas (RN), Montauri (RS), Monte Alegre (PA), Monte Alegre (RN), Monte Alegre de Goiás (GO), Monte Alegre de Minas (MG), Monte Alegre de Sergipe (SE), Monte Alegre do Piauí (PI), Monte Alegre dos Campos (RS), Monte Alegre do Sul (SP), Monte Alto (SP), Monte Aprazível (SP), Monte Azul (MG), Monte Azul Paulista (SP), Monte Belo (MG), Monte Belo do Sul (RS), Monte Carlo (SC), Monte Carmelo (MG), Monte Castelo (SC), Monte Castelo (SP), Monte das Gameleiras (RN), Monte do Carmo (TO), Monte Formoso (MG), Monte Horebe (PB), Monteiro (PB), Monteiro Lobato (SP), Monteirópolis (AL), Monte Mor (SP), Montenegro (RS), Monte Negro (RO), Montes Altos (MA), Monte Santo (BA), Monte Santo de Minas (MG), Monte Santo do Tocantins (TO), Montes Claros(MG), Montes Claros de Goiás (GO), Monte Sião (MG), Montezuma (MG), Montividiu (GO), Montividiu do Norte (GO), Morada Nova (CE), Morada Nova de Minas (MG), Moraújo(CE), Moreilândia (PE), Moreira Sales (PR), Moreno (PE), Mormaço (RS), Morpará (BA), Morretes (PR), Morrinhos (CE), Morrinhos (GO), Morrinhos do Sul (RS), Morro Agudo (SP), Morro Agudo de Goiás (GO), Morro Cabeça no Tempo (PI), Morro da Fumaça (SC), Morro da Garça (MG), Morro do Chapéu (BA), Morro do Chapéu do Piauí (PI), Morro do Pilar (MG), Morro Grande (SC), Morro Redondo (RS), Morro Reuter (RS), Morros (MA), Mortugaba (BA), Morungaba (SP), Mossâmedes (GO), Mossoró (RN), Mostardas (RS), Motuca (SP), Mozarlândia (GO), Muaná (PA), Mucajaí (RR), Mucambo (CE), Mucugê (BA), Muçum (RS), Mucuri (BA), Mucurici (ES), Muitos Capões (RS), Muliterno (RS), Mulungu (CE), Mulungu (PB), Mulungu do Morro (BA), Mundo Novo (BA), Mundo Novo (GO), Mundo Novo (MS), Munhoz (MG), Munhoz de Melo (PR), Muniz Ferreira (BA), Muniz Freire (ES), Muquém de São Francisco (BA), Muqui (ES), Muriaé (MG), Muribeca (SE), Murici (AL), Murici dos Portelas (PI), Muricilândia (TO), Muritiba (BA), Murutinga do Sul (SP), Mutuípe (BA), Mutum (MG), Mutunópolis (GO), Muzambinho (MG), Nacip Raydan (MG), Nantes (SP), Nanuque (MG), Não-Me-Toque (RS), Naque (MG), Narandiba (SP), Natal (RN), Natalândia (MG), Natércia (MG), Natividade (RJ), Natividade (TO), Natividade da Serra (SP), Natuba (PB), Navegantes (SC), Naviraí (MS), Nazaré (BA), Nazaré (TO), Nazaré da Mata (PE), Nazaré do Piauí (PI), Nazareno (MG), Nazaré Paulista (SP), Nazarezinho (PB), Nazária (PI), Nazário (GO), Neópolis (SE), Nepomuceno (MG), Nerópolis (GO), Neves Paulista (SP), Nhamundá (AM), Nhandeara (SP), Nicolau Vergueiro (RS), Nilo Peçanha (BA), Nilópolis (RJ), Nina Rodrigues (MA), Ninheira (MG), Nioaque (MS), Nipoã (SP), Niquelândia (GO), Nísia Floresta (RN), Niterói (RJ), Nobres(MT), Nonoai (RS), Nordestina (BA), Normandia (RR), Nortelândia (MT), Nossa Senhora Aparecida (SE), Nossa Senhora da Glória (SE), Nossa Senhora das Dores (SE), Nossa Senhora das Graças (PR), Nossa Senhora de Lourdes (SE), Nossa Senhora de Nazaré (PI), Nossa Senhora do Livramento (MT), Nossa Senhora do Socorro (SE), Nossa Senhora dos Remédios (PI), Nova Aliança (SP), Nova Aliança do Ivaí (PR), Nova Alvorada (RS), Nova Alvorada do Sul (MS), Nova América (GO), Nova América da Colina (PR), Nova Andradina (MS), Nova Araçá (RS), Nova Aurora (GO), Nova Aurora (PR), Nova Bandeirantes (MT), Nova Bassano (RS), Nova Belém (MG), Nova Boa Vista (RS), Nova Brasilândia (MT), Nova Brasilândia d’Oeste (RO), Nova Bréscia (RS), Nova Campina (SP), Nova Canaã (BA), Nova Canaã do Norte (MT), Nova Canaã Paulista (SP), Nova Candelária (RS), Nova Cantu (PR), Nova Castilho (SP), Nova Colinas (MA), Nova Crixás (GO), Nova Cruz (RN), Nova Era (MG), Nova Erechim (SC), Nova Esperança (PR), Nova Esperança do Piriá (PA), Nova Esperança do Sudoeste (PR), Nova Esperança do Sul (RS), Nova Europa (SP), Nova Fátima (BA), Nova Fátima (PR), Nova Floresta (PB), Nova Friburgo (RJ), Nova Glória (GO), Nova Granada (SP), Nova Guarita (MT), Nova Guataporanga (SP), Nova Hartz (RS), Serranos (MG), Serra Nova Dourada (MT), Serra Preta (BA), Serra Redonda (PB), Serraria (PB), Serra Talhada (PE), Serrinha (BA), Serrinha (RN), Serrinha dos Pintos (RN), Serrita (PE), Serro (MG), Serrolândia (BA), Sertaneja (PR), Sertânia (PE), Sertanópolis (PR), Sertão (RS), Sertão Santana (RS), Sertãozinho (PB), Sertãozinho (SP), Sete Barras (SP), Sete de Setembro (RS), Sete Lagoas (MG), Sete Quedas (MS), Setubinha(MG), Severiano de Almeida (RS), Severiano Melo (RN), Severínia (SP), Siderópolis (SC), Sidrolândia (MS), Sigefredo Pacheco (PI), Silva Jardim (RJ), Silvânia (GO), Silvanópolis (TO), Silveira Martins (RS), Silveirânia (MG), Silveiras (SP), Silves (AM), Silvianópolis (MG), Simão Dias (SE), Simão Pereira (MG), Simões (PI), Simões Filho (BA), Simolândia (GO), Simonésia (MG) Simplício Mendes (PI), Sinimbu (RS), Sinop (MT), Siqueira Campos (PR), Sirinhaém (PE), Siriri (SE), Sítio d’Abadia (GO), Sítio do Mato (BA), Sítio do Quinto (BA), Sítio Novo (MA), Sítio Novo (RN), Sítio Novo do Tocantins (TO), Sobradinho (BA), Sobradinho (RS), Sobrado (PB), Sobral (CE), Sobrália (MG), Socorro (SP), Socorro do Piauí (PI), Solânea (PB),Soledade (PB), Soledade (RS), Soledade de Minas (MG), Solidão (PE), Solonópole (CE), Sombrio (SC), Sonora (MS), Sooretama (ES), Sorocaba (SP), Sorriso (MT), Sossêgo (PB), Soure (PA), Sousa (PB), Souto Soares (BA), Sucupira (TO), Sucupira do Norte (MA), Sucupira do Riachão (MA), Sud Mennucci (SP), Sul Brasil (SC), Sulina (PR), Sumaré (SP), Sumé (PB), Sumidouro (RJ), Surubim (PE), Sussuapara (PI), Suzanápolis (SP), Suzano (SP), Tabaí (RS), Tabaporã (MT), Tabapuã (SP), Tabatinga (AM), Tabatinga (SP), Tabira (PE), Taboão da Serra (SP), Tabocas do Brejo Velho (BA), Taboleiro Grande (RN), Tabuleiro do Norte (CE), Tabuleiro (MG), Tacaimbó (PE), Tacaratu (PE), Taciba (SP), Tacima (PB), Tacuru (MS), Taguaí(SP), Taguatinga (TO), Taiaçu (SP), Tailândia (PA), Taiobeiras (MG), Taió (SC), Taipas do Tocantins (TO), Taipu (RN), Taiuva (SP), Talismã (TO), Tamandaré (PE),Tamarana (PR), Tambaú(SP), Tamboara (PR), Tamboril (CE), Tamboril do Piauí (PI), Tanabi (SP), Tangará (RN), Tangará (SC), Tangará da Serra (MT), Tanguá (RJ), Tanhaçu (BA), Tanque d’Arca (AL), Tanque do Piauí (PI), Tanque Novo (BA), Tanquinho (BA), Taparuba (MG), Tapauá (AM), Tapejara (PR), Tapejara (RS), Tapera (RS), Taperoá (BA), Taperoá (PB), Tapes (RS), Tapira (MG), Tapira(PR), Tapiraí (MG), Tapiraí (SP), Tapiramutá (BA), Tapiratiba (SP), Tapurah (MT), Taquara (RS), Taquaraçu de Minas (MG), Taquaral (SP), Taquaral de Goiás (GO), Taquarana (AL), Rio Real (BA), Rio Rufino (SC), Rio Sono (TO)Rio Tinto (PB), Rio Verde (GO), Rio Verde de Mato Grosso (MS), Rio Vermelho (MG), Riozinho (RS), Riqueza (SC), Ritápolis (MG), Riversul (SP), Roca Sales (RS), Rochedo (MS), Rochedo de Minas (MG), Rodeio (SC), Rodeio Bonito (RS), Rodeiro (MG), Rodelas (BA), Rodolfo Fernandes (RN), Rodrigues Alves (AC), Rolador (RS), Rolândia (PR), Rolante (RS), Rolim de Moura (RO), Romaria (MG), Romelândia (SC), Roncador (PR), Ronda Alta (RS), Rondinha (RS), Rondolândia (MT), Rondon (PR), Rondon do Pará(PA), Rondonópolis (MT), Roque Gonzales (RS), Rorainópolis (RR), Rosana (SP), Rosário (MA), Rosário da Limeira (MG), Rosário do Catete (SE), Rosário do Ivaí (PR), Rosário do Sul (RS), Rosário Oeste (MT), Roseira (SP), Roteiro (AL), Rubelita (MG), Rubiácea (SP), Rubiataba (GO), Rubim (MG), Rubinéia (SP), Rurópolis (PA), Russas (CE), Ruy Barbosa (BA), Ruy Barbosa (RN), Sabará (MG), Sabáudia (PR), Sabinópolis (MG), Sabino (SP), Saboeiro (CE), Sacramento (MG), Sagrada Família (RS), Sagres (SP), Sairé (PE), Saldanha Marinho (RS), Sales (SP), Sales Oliveira (SP), Salesópolis (SP), Salete (SC), Salgadinho (PB), Salgadinho (PE), Salgado (SE), Salgado de São Félix (PB), Salgado Filho (PR), Salgueiro (PE), Salinas (MG), Salinas da Margarida (BA), Salinópolis (PA), Salitre (CE), Salmourão (SP), Saloá (PE), Saltinho (SC), Saltinho (SP), Salto (SP), Salto da Divisa (MG), Salto de Pirapora (SP), Salto do Céu (MT), Salto do Itararé (PR), Salto do Jacuí (RS), Salto do Lontra (PR), Salto Grande (SP), Salto Veloso (SC), Salvador (BA), Salvador das Missões (RS), Taquari (RS), Taquaritinga (SP), Taquaritinga do Norte (PE), Taquarituba (SP), Taquarivaí (SP), Taquaruçu do Sul (RS), Taquarussu (MS), Tarabai (SP), Tarauacá (AC), Tarrafas (CE), Tartarugalzinho (AP), Tarumã (SP), Tarumirim (MG), Tasso Fragoso (MA), Tatuí (SP), Tauá (CE), Taubaté (SP), Tavares (PB), Tavares (RS), Tefé (AM), Teixeira (PB), Teixeira de Freitas (BA), Teixeira Soares (PR), Teixeiras (MG), Teixeirópolis (RO), Tejuçuoca (CE), Tejupá (SP), Telêmaco Borba (PR), Telha (SE), Ananias (RN), Tenente Laurentino Cruz (RN), Tenente Portela (RS),Tenório (PB), Teodoro Sampaio (BA), Teodoro Sampaio (SP), Teofilândia (BA), Teófilo Otoni (MG), Teolândia (BA), Teotônio Vilela (AL), Terenos (MS), Teresina (PI), Teresina de Goiás(GO), Teresópolis (RJ), Terezinha (PE), Terezópolis de Goiás (GO), Terra Alta (PA), Terra Boa (PR), Terra de Areia (RS), Terra Nova (BA), Terra Nova (PE), Terra Nova do Norte (MT),Terra Rica (PR), Terra Roxa (PR), Terra Roxa (SP), Terra Santa (PA), Tesouro (MT), Teutônia (RS), Theobroma (RO), Tianguá (CE), Tibagi (PR), Tibau do Sul (RN), Tibau (RN), Tietê (SP),Tigrinhos (SC), Tijucas (SC), Tijucas do Sul (PR), Timbaúba (PE), Timbaúba dos Batistas (RN), Timbé do Sul (SC), Timbiras (MA), Timbó (SC), Timbó Grande (SC), Timburi (SP), Timon(MA), Timóteo (MG), Tio Hugo (RS), Tiradentes (MG), Tiradentes do Sul (RS), Tiros (MG), Tobias Barreto (SE), Tocantínia (TO), Tocantinópolis (TO), Tocantins (MG), Tocos do Moji (MG), Toledo (MG), Toledo (PR), Tomar do Geru (SE), Tomazina (PR), Tombos (MG), Tomé-Açu (PA), Tonantins (AM), Toritama (PE), Torixoréu (MT), Toropi (RS), Torre de Pedra (SP), Torrinha(SP), Touros (RN), Trabiju (SP), Tracuateua (PA), Tracunhaém (PE), Traipu (AL), Trairão (PA), Trairi (CE), Trajano de Moraes (RJ), Tramandaí (RS), Travesseiro (RS), Tremedal (BA), Tremembé (SP), Três Arroios (RS), Três Barras do Paraná (PR), Três Barras (SC), Três Cachoeiras (RS), Três Corações (MG), Três Coroas (RS), Três de Maio (RS), Três Forquilhas (RS), Três Fronteiras (SP), Três Lagoas (MS), Três Marias (MG), Três Palmeiras (RS), Três Passos (RS), Três Pontas (MG), Três Ranchos (GO), Três Rios (RJ), Treviso (SC), Treze de Maio (SC), Treze Tílias (SC), Trizidela do Vale (MA), Trindade (GO), Trindade (PE), Trindade do Sul (RS), Triunfo (PB), Triunfo (PE), Triunfo (RS), Triunfo Potiguar (RN), Trombas (GO), Trombudo Central (SC), Tubarão (SC), Tucano (BA), Tucumã (PA), Tucunduva (RS), Tucuruí (PA), Tufilândia (MA), Tuiuti (SP), Tumiritinga (MG),Tunápolis (SC), Tunas do Paraná (PR), Tunas (RS), Tuneiras do Oeste (PR), Tuntum (MA), Tupaciguara (MG), Tupanatinga (PE), Tupanci do Sul (RS), Tupanciretã (RS), Tupandi (RS), Tuparendi (RS), Tuparetama (PE), Tupã (SP), Tupãssi (PR), Tupi Paulista (SP), Tupirama (TO), Tupiratins (TO), Turiaçu (MA), Turilândia (MA), Turiúba (SP), Turmalina (MG), Turmalina (SP), Turuçu (RS), Tururu (CE), Sergipe, Tocantins, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Turvânia (GO), Turvelândia (GO), Turvo (PR), Turvo (SC), Turvolândia (MG), Tutóia (MA), Uarini (AM), Uauá (BA), Ubá (MG), Ubaí (MG), Ubaíra (BA), Ubaitaba (BA), Ubajara (CE), Ubaporanga (MG), Ubarana (SP), Ubatã (BA), Ubatuba (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Ubirajara (SP), Ubiratã (PR), Ubiretama (RS), Uchoa (SP), Uibaí (BA), Uiramutã (RR), Uirapuru (GO), Uiraúna(PB), Ulianópolis (PA), Umari (CE), Umarizal (RN), Umbaúba (SE), Umburanas (BA), Umburatiba (MG), Umbuzeiro (PB), Umirim (CE), Umuarama (PR), Una (BA), Unaí (MG), União (PI), União da Serra (RS), União da Vitória (PR), União de Minas (MG), União do Oeste (SC), União dos Palmares (AL), União do Sul (MT), União Paulista (SP), Uniflor (PR), Unistalda (RS), Upanema (RN), Uraí (PR), Urandi (BA), Urânia (SP), Urbano Santos (MA), Uru (SP), Uruaçu (GO), Uruana (GO), Uruana de Minas (MG), Uruará (PA), Urubici (SC), Uruburetama(CE), Urucânia (MG), Urucará (AM), Uruçuca (BA), Uruçuí (PI), Urucuia (MG), Urucurituba (AM), Uruguaiana (RS), Uruoca (CE), Urupá (RO), Urupema (SC), Urupês (SP), Urussanga (SC), Urutaí (GO), Utinga (BA), Vacaria (RS), Vale de São Domingos (MT), Vale do Anari (RO), Vale do Paraíso (RO), Vale do Sol (RS), Valença (BA), Valença (RJ), Valença do Piauí (PI), Valente (BA), Valentim Gentil (SP), Vale Real (RS), Vale Verde (RS), Valinhos (SP), Valparaíso (SP), Valparaíso de Goiás (GO), Vanini (RS), Vargeão (SC), Vargem (SC), Vargem (SP), Vargem Alegre (MG), Vargem Alta (ES), Vargem Bonita (MG), Vargem Bonita (SC), Vargem Grande (MA), Vargem Grande do Rio Pardo (MG), Vargem Grande do Sul (SP), Vargem Grande Paulista (SP), Varginha (MG), Varjão (GO), Varjão de Minas (MG), Varjota (CE), Varre-Sai (RJ), Várzea (PB), Várzea (RN), Várzea Alegre (CE), Várzea Branca (PI), Várzea da Palma (MG), Vista Serrana (PB), Vitória (ES), Vitória Brasil (SP), Vitória da Conquista (BA), Vitória das Missões (RS), Vitória de Santo Antão (PE), Vitória do Jari (AP), Vitória do Mearim (MA), Vitória do Xingu (PA), Vitorino (PR), Vitorino Freire (MA), Vitor Meireles (SC), Viseu (PA), Volta Grande (MG), Volta Redonda (RJ), Votorantim (SP), Votuporang(SP), Wagner (BA), Wall Ferraz (PI), Wanderlândia (TO), Wanderley (BA), Wenceslau Braz (MG), Wenceslau Braz (SC), Xapuri (AC), Wenceslau Braz (PR), Wenceslau Guimarães(BA), Westfália (RS), Witmarsum (SC), Xambioá (TO), Xambrê (PR), Xangri-lá (RS), Xanxerê (SC), Xavantina (SC), Xaxim (SC), Xexéu (PE), Xinguara (PA), Xique-Xique (BA), Zabelê (PB), Zacarias (SP), Zé Doca (MA), Zortéa (SC), Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Várzea da Roça (BA), Várzea do Poço (BA), Várzea Grande (MT), Várzea Grande (PI), Várzea Nova (BA), Várzea Paulista (SP), Varzedo (BA), Varzelândia (MG), Vassouras (RJ), Vazante (MG), Venâncio Aires (RS), Venda Nova do Imigrante (ES), Venha-Ver (RN), Ventania (PR), Venturosa (PE), Vera (MT), Vera Cruz (BA), Vera Cruz (RN), Vera Cruz (RS), Vera Cruz (SP), Vera Cruz do Oeste (PR), Vera Mendes (PI), Veranópolis (RS), Verdejante (PE), Verdelândia (MG), Verê (PR), Vereda (BA), Veredinha (MG), Veríssimo (MG), Vermelho Novo (MG), Vertente do Lério (PE), Vertentes (PE), Vespasiano (MG), Vespasiano Corrêa (RS), Viadutos (RS)Viamão (RS), Viana (ES), Viana (MA), Vianópolis (GO), Vicência (PE), Vicente Dutra (RS), Vicentina (MS), Vicentinópolis (GO), Viçosa (AL), Viçosa (MG), Viçosa (RN), Viçosa do Ceará (CE), Victor Graeff (RS), Vidal Ramos (SC), Videira (SC), Vieiras(MG), Vieirópolis (PB), Vigia (PA), Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), Vila Boa (GO), Vila Flores (RS), Vila Flor (RN), Vila Lângaro (RS), Vila Maria (RS), Vila Nova do Piauí (PI), Vila Nova dos Martírios (MA), Vila Nova do Sul (RS), Vila Pavão (ES), Vila Propício (GO), Vila Rica (MT), Vila Valério (ES), Vila Velha (ES), Vilhena (RO), Vinhedo (SP), Viradouro (SP), Virgem da Lapa (MG), Virgínia (MG), Virginópolis (MG), Virgolândia (MG), Virmond (PR), Visconde do Rio Branco (MG), Vista Alegre (RS), Vista Alegre do Alto (SP), Vista Alegre do Prata (RS), Vista Gaúcha (RS)

DEIXE SUA MENSAGEM UM ESPECIALISTA IRÁ RESPONDER!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *